Secretaria de Serviços Público realiza oficina sobre compostagem

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos retomou o projeto ‘Decompondo, realizado em parceria com a Unifal-Poços. O encontro foi com trabalhadores da Coopersul

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) retomou, na última sexta-feira (4), o projeto ‘Decompondo’ realizado em parceria com a Unifal – Universidade Federal de Alfenas/campus Poços de Caldas. Uma oficina prática sobre compostagem foi realizada com a participação da Cooperativa de Material Reciclável Coopersul, no Viveiro de Plantas e Flores do município, na zona oeste da cidade.

A coordenadora do projeto, Isis Alves, informa que no módulo da semana passada os trabalhadores receberam instruções sobre a forma de construir uma composteira e, ainda, mais detalhes a respeito do método leira estática com aeração passiva (compostagem da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos que é a forma mais adequada à nova Política Nacional dos Resíduos Sólidos).

Isis avalia que o projeto cresceu consideravelmente, desde o início em junho deste ano, maximizando seu escopo e tornando-se uma vitrine para disseminação do conhecimento. “Além do trato e desenvolvimento periódico do mesmo, o espaço tem recebido atualmente outros setores e organizações para aprendizado de como fazer um composto nutritivo e de qualidade”, acrescentou.

Projeto

O módulo sobre compostagem foi ministrado pelo professor, Thales Trez, da Unifal-Poços. A iniciativa do Projeto ‘Decompondo’ é da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com coordenação da Engenheira Ambiental, Ísis Alves, que também é responsável técnica pelo Viveiro Municipal.