Secult recebe 159 propostas no Edital de Economia Criativa

Com este edital, Prefeitura totaliza R$ 1,5 milhão de investimentos na Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura recebeu 159 propostas artístico-culturais no Edital de Economia Criativa de Poços de Caldas. O prazo de inscrições teve início em 24 de setembro e se encerrou na última sexta-feira (8). Ao todo, serão investidos neste edital R$ 750 mil, com recursos do município, em propostas artístico-culturais de agentes culturais locais.

O edital visa movimentar a cadeia produtiva da Cultura, ao mesmo tempo em que fomenta fortemente a criação de novos formatos de execução para propostas já apresentadas; a abordagem dos atuais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); a apresentação de propostas com enfoque nas chamadas “pautas contemporâneas”; trabalhos autorais; e o protagonismo de agentes da cultura popular.

O edital prevê a inscrição de propostas nas seguintes modalidades: Artes de espetáculos; Atividades de formação; Produção literária; e Intercâmbio Cultural, realizadas no formato online, presencial ou híbrido. Os valores variam de R$ 2.500,00 a R$ 7.500,00, de acordo com o número de profissionais constantes em cada proposta.

Com o Edital de Economia Criativa, que vai injetar R$ 750 mil na economia local, a Prefeitura totaliza R$ 1,5 milhão com recursos próprios investidos na Cultura em 2021.

“O edital de Economia Criativa é um edital diferenciado que, além de ações nos formatos online, presencial ou híbrido, propõe também pontuações extras para as propostas que abordem pautas contemporâneas, incluam no seu planejamento algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, adequem iniciativas a outros formatos e valorizem trabalhos autorais e o protagonismo dos agentes da cultura popular”, destaca a assessora de Fomento e Incentivo à Cultura, Marianna Gonçalves de Carvalho.

Seleção
As propostas serão analisadas pela Comissão de Seleção e Organização. Serão distribuídos pontos segundo os critérios: Conceito e conteúdo da proposta, Capacidade técnica do proponente e equipe; Adequação da planilha orçamentária, além dos fatores especiais.

A Comissão, nomeada pela Portaria Secult nº 7/2021, é coordenada por Marianna Gonçalves de Carvalho e composta por Carolina Caponi, Carolina dos Santos Barbosa, Franco Otavio Tobias Martins, Gabriela Borges Martins, Mariana Chaves Oliveira, Marina Aparecida de Melo Andrade, Raissa de Melo e Silva e Silvana Alves de Alcântara.