SEDET REALIZA REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA NO DISTRITO INDUSTRIAL

Estiveram presentes representantes da Polícias Militar, da Secretaria Municipal de Defesa Social, e diretores das empresas instaladas no Distrito Industrial.

Na última quinta-feira (27), aconteceu uma reunião na sede da empresa Danone, na unidade localizada no Distrito Industrial de Poços de Caldas, uma reunião para tratar da segurança do distrito e suas empresas.

A reunião foi agendada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), para alinhamento e definição das estratégias de segurança a serem aplicadas no Distrito Industrial visando o combate à criminalidade. “Nós da administração municipal, intermediamos esse encontro para que as próprias empresas se organizem no sentido de estabelecer ações preventivas para garantir a segurança das empresas e colaboradores que trabalham no distrito industrial da cidade”, disse Thiago de Paula Mariano, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Segundo Mariano, a ideia é formar uma associação entre as empresas sediadas no Distrito Industrial para administrar um fundo que teria o objetivo específico de cuidar da segurança do local, como, por exemplo, controlar os acessos de entrada do distrito, instalação de câmeras de segurança, e vigilantes que atuem vinte e quatro horas no entorno, dando assim maior segurança para as empresas.

A Polícia Militar esteve presente com sua equipe tática que é a responsável em atender as ocorrências no distrito. “Hoje foi realizado esse debate de segurança pública no tocante ao Distrito Industrial de Poços de Caldas, um primeiro contato entre a instituição militar e as indústrias visando facilitar a comunicação e planejamento de policiamento, bem como a parte de análise criminal que vai embasar o serviço de inteligência da Polícia Militar, além de dicas de segurança para serem passadas aos representantes das empresas”, pontuou Fábio Cirilo Rodrigues, primeiro de tenente da Polícia Militar de Minas Gerais.

O secretário de Defesa Social do município, Rafael Tadeu Conde, que também participou da reunião, destacou a importância de ser realizada a integração de forças entre Polícia Militar e Defesa Social com o intuito de criar mecanismos que aumentem a segurança no Distrito Industrial. “Uma das ideias é controlar os veículos que entram e saem do distrito através de pontos de coletas com leitores de placas veiculares, podendo ser rastreados os veículos que tenham intenção de cometer algum crime ou delito.”

Uma das empresas mais antigas do distrito, a Nutrire Indústria de Alimentos, está empenhada em ajudar para melhorar a segurança do distrito. “É muito importante essa ideia da Prefeitura Municipal em unir as empresas aqui instaladas para juntas criamos estratégias para segurança e melhoria de infraestrutura do distrito industrial da cidade”, destacou Anderson Alexandre Gaio, gestor administrativo da Nutrire.