Você está em:

Segunda etapa de Campanha contra o Sarampo visa faixa etária dos 20 aos 49 anos

Doses estão disponíveis em salas de todas as regiões do município

Será realizada até o dia 30 de junho, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que tem como objetivo atender a faixa etária dos 20 aos 49 anos, público estimado em 73 mil e 25 pessoas em Poços de Caldas. “Segundo orientação do Ministério da Saúde, esta é uma campanha que visa a vacinação indiscriminada, ou seja, independentemente se a pessoa já recebeu alguma dose desta vacina, se ela está na faixa etária dos 20 aos 49 anos, ela será vacinada novamente. Temos o público previsto mas por ser uma campanha indiscriminada, não há meta estipulada”, explicou Gisele Scatola, referência técnica de Imunização. Esta campanha inicialmente começaria no dia 23 de março, mas teve o início adiado, diante da antecipação da vacinação contra a Influenza, com a primeira etapa voltada para idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde. Poços seguiu orientações do Ministério da Saúde, para que tanto a imunização de rotina, inclusive de crianças, quanto a vacinação contra o sarampo, voltassem a ser realizadas somente após a primeira etapa da campanha contra a influenza, a partir de 16 de abril. Em 2019, a Vigilância Epidemiológica notificou 56 casos de sarampo em Poços e três foram confirmados positivos. Em 2020, não houve notificação de sarampo no município, até o momento.

No calendário do Programa Nacional de Imunização, desde janeiro, a faixa etária que precisa ser imunizada contra o sarampo, vai até os 59 anos.
Além disso, profissionais de saúde também devem ser vacinados, independentemente da idade. Quem já teve sarampo não precisa tomar a vacina porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida. “Sabemos que são muitos detalhes e que isso pode gerar dúvidas na população e por isso temos postos de atendimento em todos os pontos de Poços, para que as pessoas possam procurar estas informações e também a imunização, de forma prática e segura”, informou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

O Sarampo

Doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa. Inicia com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, com direção cabeça-membros), sintomas respiratórios e oculares. A transmissão é viral e ocorre diretamente de pessoa a pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração. A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Por isso, é fundamental, tendo os primeiros sintomas, procurar a unidade básica de saúde ou um serviço de pronto atendimento, o mais rápido possível. Também são comuns lesões muito dolorosas na boca. A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que também imuniza contra a rubéola e contra a caxumba.

Salas de Atendimento

 

Na Policlínica, atendimento é das 8h às 18h

Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30, nas salas: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e Kennedy II, Quissisana, Santa Rosália/Santana, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Itamaraty, Caio Junqueira, São José e Country Club.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social