Você está em:

Segurança Pública de Poços tem tido ótimos resultados com o videomonitoramento

Utilizar tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população. Com essa premissa, entrou em operação em outubro de 2018, o programa Poços mais Segura. Dentre as iniciativas implantadas, uma das mais importantes é o Sistema de Videomonitoramento da área central da cidade. As 15 câmeras espalhadas em pontos estratégicos acompanham em tempo real, por 24 horas por dia qualquer movimentação. Na central de monitoramento, que é de responsabilidade da Guarda Civil Municipal, ficam agentes e um policial militar de olho em tudo. “ Daqui monitoramos pessoas, o fluxo de veículos em diversos locais e acompanhamos grandes eventos e manifestações públicas”, explica o Inspetor Marcelo Bastos, da Guarda Municipal.

Inspetor Bastos ressalta ainda que a resolução de ocorrências tem sido cada vez mais eficaz com o videomonitoramento. Nos últimos 2 meses a Guarda Municipal solucionou 5 ocorrências, quase que em tempo real. “ Um exemplo é o caso de um rapaz que assaltou um carrinho de doces no Parque José Afonso Junqueira e saiu correndo. As características dele foram passadas aos nossos agentes e em questão de minutos as câmeras o localizaram rua Assis. O homem foi preso”.

A tenente Fernanda de Carvalho Silva Reis, da Polícia Militar, diz que a dinâmica da atuação dos policiais melhorou muito com as câmeras. “ Além do pessoal da central ir orientando os policiais que estão nas ruas e viaturas, sobre uma atitude suspeita ou mesmo durante uma operação, o fato das câmeras nos ajudarem na identificação de autores, isso é muito importante para a segurança pública”, explica a Tenente.

A Polícia Civil é outra parceira que usa as imagens captadas para otimizar o trabalho no dia a dia. “O compartilhamento das imagens nos ajuda muito. A tecnologia é de fundamental importância para solução de crimes. Já identificamos vários suspeitos que praticavam delitos na área central de Poços. Vemos com extrema satisfação essa parceria que traz um ganho para o esclarecimento de crimes”, reitera o delegado regional da Polícia Civil, Gustavo Henrique Manzoli.

PODI -Policiamento Digital – Fepasa

Imagens do PODI monitoradas pelo celular dos agentes de segurança

A guarda Municipal ainda ressalta que todas as agências bancárias da área central são monitoradas. E que os dois totens que vemos, um em frente a Fepasa, e outro na Marechal, pertinho do Terminal, têm câmeras e são mais um reforço na segurança pelo videomonitoramento.  “Este totem, chamamos de PODI, Policiamento Digital. Cada um tem 4 câmeras de alta tecnologia registrando tudo. E neste caso, o agente da Guarda Municipal ou policial militar, pode monitorar essas câmeras até mesmo pelo celular por meio de um aplicativo”, explica o Inspetor Bastos.

Diante de tão bons resultados, a sensação de segurança é maior. Tanto que em outubro, Poços de Caldas foi citada entre os 20 melhores destinos turísticos do Brasil em uma pesquisa feita com 25 mil pessoas pelo Guia de Destinos, um dos sites mais visitados sobre turismo da internet brasileira. Dentre os itens avaliados, a maior nota foi em segurança – 9,10.

O prefeito Sérgio Azevedo diz que na segunda  fase do programa Poços mais Segura, deve haver ampliação para os bairros. “Queremos colocar câmeras de monitoramento também em pontos estratégicos nos bairros e nas portas das escolas”,concluiu o prefeito.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - s/n, Vila Olimpica, Poços de Caldas - 37704-355

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social