Você está em:

Seis editais movimentam o setor cultural de Poços de Caldas

Um dos editais prevê o recebimento de propostas para a Virada à Mineira

A Secretaria Municipal de Cultura publicou, nesta quinta-feira (20), seis editais voltados ao recebimento de propostas artístico-culturais para o desenvolvimento de projetos a serem realizados durante 2020. Os avisos dos editais estão disponíveis no Diário Oficial do município (https://bit.ly/2SHvXj8) e os referidos editais podem ser acessados nos anexos do DOM. Todo o material está disponível também no campo “Editais da Cultura”, no site da Prefeitura de Poços de Caldas. (https://pocosdecaldas.mg.gov.br/editais-secretarias).

Foram publicados quatro editais para os eventos culturais Virada à Mineira, 18ª Semana Nacional de Museus, Julho Fest e Semana da Preservação da Cultura Popular “Luiz Siqueira”, além da chamada pública para Concessão de Patrocínios a projetos culturais e Pró-Museu, voltado para propostas artístico-culturais que visem à ocupação do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas durante o ano de 2020.

“Os editais movimentam toda a cadeia produtiva da Cultura e, por meio deles, é possível ampliar o acesso a projetos culturais gratuitos, nas diversas regiões da cidade, além de proporcionar uma programação artística de qualidade durante todo o ano”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Ricardo Fonseca.

Edital do Pró-Museu também está disponível

A assessora de Fomento e Incentivo à Cultura, Marianna Gonçalves, informa que a publicação dos editais está em consonância com a Lei Municipal nº 9.037/2015, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Poços de Caldas e atende também as metas do Plano Municipal de Cultura. “Os editais atuam na descentralização das atividades culturais e fortalecem os mecanismos de financiamento da arte e da cultura, valorizando os fazedores de cultura locais”, destaca.

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura está à disposição para sanar dúvidas em relação aos editais, presencialmente, no Espaço Cultural da Urca, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou pelos telefones 3697-2389 e 3697-2335.

Editais

EDITAL SECULT Nº 1/2020 – VIRADA À MINEIRA (https://bit.ly/2vOdE2Q)
A “Virada à Mineira”, em sua quarta edição, será realizada nos dias 20 e 21 de abril de 2020, com o objetivo de promover as infinitas possibilidades de criação simbólica, o acesso à cultura por meio do estímulo à produção, a ampliação da oferta e da circulação de bens e serviços culturais com a participação da população e turistas na vida cultural da cidade.

EDITAL SECULT Nº 2/2020 – 18ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS (https://bit.ly/2V8WCar)
inscrição de propostas artístico-culturais que visem à ocupação do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, dentro da 18ª Semana Nacional de Museus, promovida em consonância com as disposições do Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM.

EDITAL SECULT Nº 3/2020 – CONCESSÃO DE PATROCÍNIOS PARA ATENDIMENTO DA DEMANDA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA (https://bit.ly/2P9GxgT)
Seleção de projetos para a obtenção de patrocínio para o ano de 2020. Poderão ser inscritos projetos que sejam realizados em Poços de Caldas por artistas, produtores e agentes culturais residentes e domiciliados no município, que atendam exclusivamente a cidade e que sejam realizados entre os meses de maio a dezembro de 2020.

EDITAL SECULT Nº 4/2020 – FESTIVAL DE INVERNO JULHO FEST 2020 (https://bit.ly/2SMR2Jg)
Inscrição de propostas destinadas à composição do Festival de Inverno Julho Fest, que será realizado no município de Poços de Caldas, entre os dias 9 a 26 de julho de 2020 com o tema “Poços de Caldas de Cultura e Arte”, com o objetivo de proporcionar a efetivação das políticas públicas para a cultura local, com enfoque na descentralização das atividades culturais, no fortalecimento dos territórios culturais, na prestação de serviços culturais e na formação de público.

EDITAL SECULT Nº 5/2020 – PRÓ-MUSEU PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DO MUSEU HISTÓRICO E GEOGRÁFICO (https://bit.ly/39Mu3U0)
Inscrição de propostas artístico-culturais que visem à ocupação do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas para o ano de 2020. O edital tem como objetivo a concessão de datas para exposições, palestras, oficinas e ações artísticas, nos meses de junho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020, com vistas à promoção de possibilidades de criação simbólica, à fruição de bens e manifestações artístico-culturais, à formação de público, à democratização e organização do acesso aos espaços culturais públicos e ao planejamento estratégico das ações e atividades.

EDITAL SECULT Nº 6/2020 – PRESERVAÇÃO DA CULTURA POPULAR “SEMANA LUIZ SIQUEIRA” (https://bit.ly/2T1lIVV)
Inscrição de propostas artístico-culturais que proporcionem a preservação e valorização da Cultura Popular em âmbito municipal. O edital tem por objetivo a garantia dos direitos culturais de livre criação e expressão, a preservação e valorização de manifestações culturais tradicionais, além de reconhecer figuras que tanto se empenharam pela sobrevivência de nossa cultura popular e, ao mesmo passo, prestar merecida homenagem ao já saudoso Mestre Luiz Siqueira, cuja vida toda fora dedicada às congadas tendo sido embaixador e Rei Congo durante as apresentações desta importante manifestação cultural do nosso município.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social