Semana Nacional do Trânsito supera expectativas

Equipes do Demutran e do Corpo de Bombeiros participaram de simulação de acidente

Foi encerrada, nesta terça-feira (25), a Semana Nacional do Trânsito. Em Poços de Caldas, a Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, preparou uma extensa e impactante programação, cujo objetivo foi conscientizar a todos sobre o papel de cada um para um trânsito mais seguro e saudável.

Foram realizadas ações educativas como blitz de orientação, palestras e abordagens alertando para a correta utilização da faixa de pedestres, limites de velocidade, uso do cinto de segurança e perigos de se utilizar o celular ao volante, por exemplo.

“O saldo foi muito positivo, acima das nossas expectativas. As ações foram assertivas e surtiram bastante efeito, com grande apoio dos agentes de trânsito e de toda equipe do Demutran”, avalia o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Rafael Tadeu Conde Maria.

A ação de maior impacto, dentro da Semana Nacional do Trânsito, foi a campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, realizada na manhã do último sábado (22), na rua Assis Figueiredo, centro comercial da cidade. As vagas de estacionamento do quarteirão entre as ruas São Paulo e Rio de Janeiro foram ocupadas por 18 cadeiras de roda, que traziam cartazes com os dizeres “É só um minutinho”, invertendo a conduta dos motoristas que estacionam nas vagas destinadas a idosos e deficientes.

As cadeiras de roda foram cedidas pela APAE de Poços de Caldas, para chamar atenção dos motoristas. No trecho, apenas as duas vagas destinadas para deficientes e idosos ficaram livres para quem tem o direito de usar. De acordo com a empresa que administra a Zona Azul, Poços de Caldas tem hoje 3.420 vagas de estacionamento na região central, sendo 226 destinadas para idosos e 94 para deficientes. Quando o idoso ou deficiente encontrar um carro estacionado em vaga especial sem a devida autorização, a orientação é acionar a Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153. Ainda no sábado (22), Dia Mundial sem Carro, foi realizada mais uma edição do “Rua Viva”, com a rua São Paulo aberta à população, no trecho entre a Assis e a Praça Pedro Sanches, com atividades artísticas e recreativas.

No domingo, uma simulação de acidente de trânsito com socorro do Corpo de Bombeiros chamou a atenção de quem passava pela Rua Assis Figueiredo, na esquina com Prefeito Chagas. A Rua Assis também foi escolhida para a ação de encerramento da semana, com blitz educativa, na terça-feira, 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito.