Você está em:

Seminário debate desafios das políticas públicas voltadas à pessoa em situação de rua

(Foto: Michelle Veloso)

Durante todo o dia, servidores da Prefeitura, especialmente os que atuam nos diversos serviços voltados a pessoa em situação de rua, instituições parceiras, estudantes de Psicologia, Serviço Social e demais profissionais ligados ao setor puderam debater os desafios das políticas públicas voltadas à população de rua, durante o II Seminário da Pessoa em Situação de Rua, realizado no auditório da OAB subseção Poços de Caldas, nesta sexta-feira (22).

“O Seminário é importante para que possamos discutir as questões que nos desafiam no nosso cotidiano do trabalho, para refletirmos a partir de novos conhecimentos e outros olhares sobre o tema”, destacou a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, durante a abertura do evento.

O II Seminário da Pessoa em Situação de Rua é uma realização da Rede POP, que integra os serviços que atendem pessoas em situação de rua em Poços de Caldas, e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social. O evento tem patrocínio do Albergue Noturno Deus e Caridade, Abrigo Casa Viva, Casa de Passagem Travessia e Casa de Passagem Trilha, com apoio da OAB Subseção Poços de Caldas, Centro POP e SEDESE.

(Foto: Michelle Veloso)

Além de Poços de Caldas, também participaram profissionais da assistência social de diversos municípios da região. “Temos feito um trabalho de articulação com o município de Poços, que tem proporcionado a realização desses seminários e possibilitado a vinda de representantes de outras cidades da regional para entender e discutir um pouco mais sobre as políticas públicas”, ressaltou o diretor regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Nelson Maure.

O seminário reuniu profissionais que atuam nos diversos serviços que compõem a rede de atendimento a pessoa em situação de rua em Poços de Caldas. “Desejo que o conhecimento que aqui emergir possa servir como base para a garantia de direitos e também de um atendimento integral a esse público tão especial”, enfatizou o enfermeiro do Consultório na Rua, Ronan Alves Ribeiro, que representou a Secretaria Municipal de Saúde no evento.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Renata Santana, também destacou a relevância da realização do seminário como um momento de reflexão e debate sobre as dificuldades encontradas no dia a dia do trabalho com a população de rua.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Álvaro Cagnani falou do trabalho sério desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Social em relação ao tema em questão e citou a Campanha “Poços não dá esmolas. Oferece Atendimento!”, que visa não só conscientizar a comunidade a não dar esmola, mas também informar sobre os serviços oferecidos à população em situação de rua.

Primeira palestra do dia foi ministrada pela Promotora de Justiça, Dra. Gabriella Abreu Costa de Souza Lima (Foto: Michelle Veloso)

Palestras
A primeira palestra do dia foi ministrada pela Promotora de Justiça, Dra. Gabriella Abreu Costa de Souza Lima, com o tema “Direitos Humanos e a pessoa em situação de rua: tolerância e convivência comunitária. A rua é um espaço possível de se conviver e habitar?”. “Aproveitando a oportunidade, quero expressar meu reconhecimento ao valoroso trabalho da secretária de Promoção Social e, mais uma vez, dar o meu testemunho do seu esforço diário e contínuo para assistir as pessoas menos favorecidas e hipossuficientes do nosso município”, afirmou.

Na sequência, foi realizada a palestra “População em situação de rua e intersetorialidade”, com a doutora em Serviço Social, Maria Magdalena Alves. “Quem é o sujeito que chamamos de população de rua? Essa pessoa tem de diferente o fato de estar na extrema miséria, não ter uma moradia regular e ter dificuldade de conseguir trabalho, na medida em que, por conta de viver mal e sem condições de higiene e moradia, vai em desvantagem para um processo de seleção, inclusive pelo preconceito”, destacou.

Também foram realizadas as palestras “O trabalho técnico no Centro POP e Serviço de Abordagem Social: articulação socioassistencial e intersetorial”, ministrada pelo psicólogo Willian Azevedo de Souza, coordenador de Proteção Social Especial de Média Complexidade Pop Rua, na Prefeitura de Campinas/SP e “Psicanálise e políticas públicas: escuta da pessoa em situação de rua”, com o psicólogo e psicanalista Jorge Broide, Mestre em Psicologia Clínica e Doutor em Psicologia Social e professor do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – PUC/SP.

Confira as imagens do evento registradas pela fotógrafa Michelle Veloso.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social