Senador Anastasia atende pedido de prefeito e secretário de Saúde e envia recursos para a Santa Casa

Senador em visita ao Hospital, em 2018

A Irmandade do Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas foi beneficiada este mês, com recursos do Orçamento Geral da União – Exercício 2019, via Ministério da Saúde/FNS, na ordem de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais). A verba é um Incremento Temporário ao Custeio dos Serviços de Assistência Hospitalar e Ambulatorial – MAC. A conquista deste recurso é fruto de uma reunião do prefeito Sérgio Azevedo; do secretário de Governo Celso Donato; e do secretário de Saúde Carlos Mosconi, com o senador Antônio Anastasia (PSDB), no início de setembro, em Belo Horizonte. “Foi com grande satisfação que consegui indicar uma emenda parlamentar no valor de 400 mil reais para a Santa Casa de Poços de Caldas, um pedido do prefeito Sérgio, um pedido do meu amigo e secretário de Saúde, Carlos Mosconi, ambos muito empenhados em melhorar a saúde em Poços de Caldas e mesmo na região do Sul de Minas, porque nós todos sabemos que a saúde é o maior bem de cada um de nós, é a política pública mais importante, mais solicitada e mais demandada. Fizemos portanto essa emenda que vai colocar recursos de custeio do Fundo Nacional de Saúde a favor da Santa Casa de Poços de Caldas e fizemos com muito gosto, porque sabemos da necessidade”, declarou o senador. “Agradecemos muito o empenho do Senador Anastasia. Mesmo Poços não tendo a representação de deputados, o senador sempre se mostrou muito solícito com a cidade e desta vez não foi diferente. Todos sabem das dificuldades financeiras enfrentadas pela Santa Casa e do apoio que a Prefeitura tem dado ao Hospital, para a manutenção dos atendimentos e este recurso vem exatamente nesta hora de extrema necessidade”, disse o prefeito Sérgio Azevedo.

Secretários de Saúde ressaltam a importância da destinação deste recurso para o momento atual

O secretário de Saúde ressaltou a importância da destinação deste recurso para o momento atual. “Na ocasião desta reunião em setembro, enfatizamos ao senador Anastasia que o recurso para o custeio seria muito importante e utilizado para a média e alta complexidade e, ele, como sempre, atencioso com a nossa região, atendeu ao nosso apelo. Estamos enfrentando uma situação dramática, de crise financeira, de falta de recursos e esta destinação vem neste contexto, como mais uma demonstração de apoio à Santa Casa”, afirmou Carlos Mosconi.

O secretário adjunto de Saúde e representante da Prefeitura na Comissão Paritária da Santa Casa, Flávio Togni de Lima e Silva, também destacou a importância desta ajuda financeira ao Hospital. “É um momento realmente muito delicado para a Santa Casa, especialmente nesta época, com pagamento de 13º, toda ajuda é bem-vinda e principalmente neste período, para a continuidade dos serviços prestados”.

Santa Casa

Mais de 90% dos atendimentos prestados na Santa Casa de Poços de Caldas são via SUS. A Urgência/Emergência é referência regional e a oncologia atende pacientes de mais de 80 municípios do Sul de Minas. A estrutura tem 162 leitos e mais de 900 funcionários. O Hospital também é referência no Estado de Minas Gerais em cirurgia bariátrica. “Mais uma vez o nobre senador e eterno Governador, Antônio Anastasia, prestigia a nossa Santa Casa. Recentemente ele encaminhou um recurso para teto MAC, para Média e Alta Complexidade, no valor de 190 mil reais. E agora ele faz uma nova emenda, também MAC teto, no valor de 400 mil reais. Esses recursos são de extrema importância uma vez que o Hospital da Santa Casa, com todas as suas dificuldades, saiu em 2017, de 306 mil procedimentos para o ano de 2019, chegando a 346 mil, um aumento de 40 mil procedimentos. Nós não temos mais espaço, nós não temos mais leitos, mas nós estamos fazendo de tudo para atender a população. Essa verba chega em uma boa hora para nos auxiliar na compra de medicamentos necessários para os usuários do SUS. Ao nosso senador Anastasia, a gratidão de toda a nossa Santa Casa”, declarou o superintendente do Hospital, Azer Elias Zenun Junqueira.