Você está em:

Serviço de Aleitamento Materno é ampliado no Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança

O leite materno é o melhor alimento que o bebê pode receber nos primeiros 6 meses de vida. Através da amamentação, o bebê recebe anticorpos, nutrientes e vitaminas necessárias para seu desenvolvimento.

Pensando nisso, a secretaria de Saúde dará continuidade ao serviço de aleitamento materno que já é ofertado no município nas Unidades Básicas de Saúde, e agora é ofertado também no Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. No local são ofertadas as seguintes orientações sobre amamentação para as mães como por exemplo: a amamentação em livre demanda, a posição adequada, massagem, ordenha e pega.

O horário de funcionamento de atendimento às demandas do Aleitamento Materno, será das 08h às 17h, em livre demanda, sem a necessidade de encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde.

A servidora e Enfermeira obstetra, Angela ferreira da Silva ressalta a importância dessa assistência prestada pelo SUS. “O leite materno é essencial para que a criança cresça saudável, além de fortalecer o vínculo entre mãe e o bebê. Esse serviço estará disponível para todas as mães que necessitarem deste apoio.”

O Ministério da Saúde preconiza que a amamentação deve ser exclusiva até o sexto mês de vida, podendo se estender até 2 anos ou mais.

Ainda de acordo com a Enfermeira a maior dificuldade encontrada pelas mães é após a apojadura (descida do leite), que pode causar as mamas cheias e dolorosas, dificultando a pega do bebê. Outros problemas comuns são as mastites (inflamação nas mamas) e fissuras mamilares (rachaduras nos mamilos).

Bárbara de Oliveira Sila é mãe do bebê Davi de Oliveira Silva e recebeu orientações sobre amamentação no Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. “Achei ótimo o atendimento. Adorei. Tirei bastante as dúvidas, principalmente sobre a massagem e posição do bebê.”

Além do serviço de Aleitamento Materno, o Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança oferece outros serviços e está localizado na rua Paraíba, 682 – Centro e tem o funcionamento das 07h às 19h.

 

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social