Você está em:

Serviço de Fisioterapia da Zona Sul ganha espaço mais amplo para atendimentos

Espaço mais amplo para o serviço

Um ambiente maior, que oferece mais conforto e a possibilidade de mais atendimentos: assim é o novo espaço para o Serviço de Fisioterapia da Zona Sul. Com a mudança, os atendimentos que antes aconteciam dentro do Hospital Municipal Margarita Morales, agora são no Núcleo de Especialidades Clodoveu Davis, anexo ao Hospital. A sala que se encontrava sem utilização, teve adaptações solicitadas pela Secretaria Municipal de Saúde e executadas pela Secretaria de Obras, para receber o Serviço de Fisioterapia. Segundo o regulador de Fisioterapia e coordenador de Alta e Média Complexidade, João Carlos Naldoni Júnior, além de mais conforto para a assistência, a mudança vai ampliar o número de atendimentos prestados. “O serviço antigo ocupava desde 2009 uma área de aproximadamente 15 metros quadrados com equipe de dois profissionais e capacidade de atendimento de até 24 pacientes/dia. O novo serviço ocupa área aproximada de 27 metros quadrados, o que possibilitará ampliação da equipe e de atendimento para aproximadamente 36 pacientes/dia. Além disso, o novo espaço também possibilitará o atendimento de pacientes neurológicos e traumato-ortopédicos de grande porte, contando com turbilhão de hidroterapia, diatérmicos e eletro estimuladores, além de área maior para cinesioterapia, o que não era possível na sala anterior. Trata-se de uma melhoria significativa, especialmente para a população da zona Sul”, comentou Naldoni.

São mais equipamentos disponíveis na nova sala

O secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, lembra da busca pela descentralização dos serviços, com qualidade na assistência prestada. “Esta conquista faz parte do nosso esforço para a oferta de mais especialidades e de mais serviços à disposição da zona Sul, possibilitando com que a população que ali reside possa ser atendida mais perto de casa, com mais conforto e comodidade. Além de todos estes benefícios, com a medida, desocupamos uma sala no Hospital Margarita Morales, melhorando a estrutura disponível para os servidores ou até mesmo ampliando a oferta de algum serviço no Hospital, o que ainda será definido”, declarou Flávio Togni. A cerimônia de inauguração do novo espaço será na próxima quarta, 11, às 15 horas.

Rede de Atendimento

Em Poços, a Rede de Atenção em Reabilitação Física é composta por clínicas de fisioterapia, além de ONGs – Organizações Não Governamentais – também custeadas pela Prefeitura e vinculadas ao SUS. O corpo clínico tem profissionais pós-graduados nas principais áreas de atendimento, como ortopedia, fisioterapia cardiorrespiratória, dermatofuncional e neurologia. Para ser atendido é necessária prescrição médica ou de profissionais habilitados pelo SUS de Poços. O ideal é procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa, para o encaminhamento e acompanhamento deste processo. Após isso, o agendamento é feito por telefone, pela equipe do local onde será oferecido o atendimento. Normalmente, a preferência é encaminhar o paciente para atendimento na clínica mais próxima de onde ele reside. O Serviço Municipal de Reabilitação Física é composto por três clínicas da Secretaria Municipal de Saúde e mais seis clínicas particulares, conveniadas ao SUS Municipal.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social