Servidores da Saúde participam de capacitação em Suporte Básico

20 servidores participam em cada dia da capacitação

A semana é de capacitação para cerca de 100 servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que atendem nas unidades básicas de saúde e nos pronto-atendimentos da UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales. Eles se inscreveram na capacitação em BLS – Basic Life Suport ou Suporte Básico de Saúde. “Nós solicitamos este curso porque o BLS capacita para dar o primeiro atendimento em casos de parada cardiorrespiratória até que o SAMU chegue ao local”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

Com carga horária presencial de oito horas que une teoria e prática e conteúdos de apoio, 20 servidores participam da capacitação em cada dia. O treinamento está sendo dado durante cinco dias, de 22 a 26 de abril, na PUC Poços, como parte da contrapartida devida ao Município, pela implantação do curso de Medicina na cidade. “Da UPA, foram 17 servidores com interesse em participar, porque este é um curso muito bom, especialmente para o atendimento de emergências”, comentou Deusdete Inácio de Souza Júnior, coordenador de Enfermagem.

O BLS visa capacitar o profissional da saúde para o reconhecimento de uma emergência cardiovascular e como agir seguindo a cadeia de sobrevivência contida na diretriz de atendimento cardiovascular de emergência. “Facilitar o acesso das nossas equipes a estas capacitações faz parte da filosofia da nossa gestão de investir nos servidores, proporcionando inclusive, melhores condições de trabalho que inevitavelmente se refletem na qualidade da assistência prestada. A parceria com a PUC é muito importante neste processo”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Além da melhora do cuidado na atenção em saúde, essa formação tem possibilitado a oferta de novos serviços pela Rede Municipal, como o Lian Gong, praticado nas unidades básicas de saúde da cidade como PIC – Prática Integrativa Complementar. Auriculoterapia, massoterapia, shantala, termalismo e reiki são outras PICs ofertadas nas UBSs.

Já foram oferecidas capacitações gratuitas em: Cuidados com o Pé Diabético, Yoga Nidra, Lian Gong, Comunicação Estratégica em Saúde, CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; e o BLS – Basic Life Suport ou Suporte Básico de Saúde, ofertado também em 2018.