Você está em:

Servidores do CAPS II e AD recebem supervisão clínico-institucional

Supervisão terá a duração de um ano.

Começou nesta terça-feira (21), a supervisão clínico-institucional para os servidores do Centro de Atenção Psicossocial – Girassol e do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras drogas.

A supervisão clínico-institucional é o trabalho de um profissional de saúde mental externo ao quadro de profissionais dos CAPS, com comprovada habilitação técnica e prática e visa garantir espaço de fala orientada, levando a equipe a pensar o ato clínico, no encontro diário com pacientes em tratamento e o sofrimento psíquico em articulação com a dimensão política (Reforma Psiquiátrica), dar procedimentos de intervenção clínica a partir da relevância atribuída aos marcos teóricos em psicopatologia na precisão da escuta do sofrimento psíquico.

A supervisão acontecerá durante um ano e tem o objetivo de valorizar e compartilhar níveis de conhecimento teórico e manejo técnico imanente à formação de cada profissional da equipe à pactuação de responsabilidades, assegurando a circulação democrática do saber e rompendo com a rigidez das especificidades.

A Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Cristina Gadelha Navarro Vieira falou sobre a importância desta supervisão. “No atendimento cotidiano ao sofrimento mental é comum perdermos o foco do que fazemos. A coodependência é comum na relação entre técnico/usuário/usuário /família/instituições, como seres humanos envolvemos nossas crenças e valores particulares com as dos usuários, articular o nosso ato clínico, com a política de saúde mental, as demandas dos usuários, famílias e instituições demandam ‘clareza’ e orientação constante. Parar para avaliar, atualizar e redefinir nossa prática é fundamental.”

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social