Servidores do CCZ e do Abrigo de Animais participam de capacitação

Foram cinco encontros semanais

Higiene Pessoal, Limpeza e Desinfecção; Noções de Biossegurança, Contenção Segura dos Animais; Noções de Microbiologia Básica e Principais Zoonoses: estes foram alguns temas abordados, na capacitação oferecida pela PUC Minas, em uma parceria com o curso de Medicina Veterinária. “Os alunos das disciplinas de Saúde Pública e Epidemiologia foram ao Centro de Controle de Zoonoses, conheceram nossa rotina e tiraram dúvidas. Com a supervisão das professoras destas disciplinas, estes mesmos alunos elaboraram o conteúdo deste curso, para os servidores do CCZ e também do Abrigo”, explicou Elis Roberti Perlato do Lago, médica veterinária e responsável técnica do CCZ. A capacitação foi encerrada na tarde da sexta, 8. Ao todo, foram cinco encontros. “Foi muito bom, muito explicativo, não deixaram a gente com dúvidas, aprendi muita coisa”, disse a oficial de controle animal, Larissa Cardoso Fernandes Ademmir, uma das participantes. O conteúdo mesclou discussões teóricas com atividades práticas. “Esta parceria entre o serviço público, o curso de Medicina Veterinária e a PUC é excelente, engrandece a formação dos nossos alunos, neste contato com a realidade, com os problemas do dia a dia, em uma troca de saberes, experiência e integração. É a oportunidade de praticar o que eles estão vendo na teoria”, disse Andrea Rentz Ribeiro, professora do curso de Medicina Veterinária.

Programação incluiu discussões teóricas e atividades práticas

O secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, ressaltou a importância deste trabalho de capacitação constante de toda a equipe. “Este é um compromisso nosso, desde o início desta gestão, de investir e proporcionar momentos de capacitação e de troca de experiências que geram crescimento profissional aos servidores e, consequentemente, a melhoria da assistência prestada em todos os setores da Secretaria de Saúde. Muito importante destacar o apoio de instituições como a PUC, nesta e em outras ações realizadas. Estas parcerias são fundamentais para o nosso trabalho”.

CCZ

O CCZ tem um plantão para apreensão de animais de grande porte e este trabalho é feito sempre que há um animal solto em via pública, ocasionando o risco de acidentes. Denúncias de animais de grande porte soltos em via pública podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324, com ligação gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Já o plantão do CCZ deve ser acionado pelo 98871-0479. O local passou por uma grande reforma e ampliação em fase já final.

Servidores participantes, alunos e professores da PUC, no último dia da capacitação

Abrigo de Animais

O Abrigo de Animais é uma área no bairro São José que tem cães disponíveis para adoção. O local recebe os animais recolhidos pelo CCZ, após a quarentena, período de observação que inclui acompanhamento clínico, tratamento quando necessário e vacina contra a raiva. A adoção pode ser feita diretamente no Abrigo de Animais, que fica no final da Avenida Fosco Pardini, s/n, de segunda a sexta, para atendimento ao público, das 9h às 16h. Os animais adotados e ainda não castrados, têm a cirurgia garantida pelo Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos.