Você está em:

Servidores do SAMU participam de curso de capacitação PHTLS

Turma no encerramento das aulas, durante o último final de semana

PHTLS – “PREHOSPITAL TRAUMA LIFE SUPPORT”, ou Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma, este é o nome do curso de capacitação oferecido a 16 servidores – técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A carga horária de 20 horas foi ministrada nos dias 14 e 15, sábado e domingo, na PUC em Poços.

O Curso de Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma ensina e reforça os princípios de avaliação rápida de um paciente vítima de trauma, com uma abordagem sistematizada, tratando primeiro os problemas identificados como ameaças à vida e reduzindo o tempo necessário para o transporte a um serviço médico. Com momentos teóricos e práticos, simula com extremo realismo o atendimento ao traumatizado, permitindo ao aluno o desenvolvimento da habilidade e da segurança para a atuação sob a pressão natural de um atendimento a uma vítima em estado crítico.

A capacitação teve a participação de um instrutor credenciado pela NAEMT – National Association of Emergency Medical Technicians, na tradução, Associação Nacional dos Técnicos de Emergências Médicas, com escopo internacional. Uma avaliação em sala compôs a conclusão do treinamento.

Cenários Iniciais de Avaliação, Fisiologia da Vida e da Morte, Avaliação da Cena e Avaliação Primária Via Aérea, Respiração, Ventilação e Oxigenação, Circulação, Hemorragia e Choque, Cenários Interativos, Disfunção Neurológica e Considerações Especiais, fizeram parte do conteúdo programático. “Foi muito bom, todos os participantes gostaram muito. Estou há sete anos na coordenação do SAMU e são sete anos tentando esta capacitação para a equipe, então, sem dúvidas, foi uma grande conquista e um grande ganho para o serviço. A partir daí, iremos buscar uma nova oferta para que mais servidores possam participar”, comentou a médica e diretora do SAMU, Nair Teodora Smith Chuva.

A capacitação foi ministrada pela equipe Terzius, na PUC, mediante solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, dentro da contrapartida que a Universidade deve ao Município, pela implantação do curso de Medicina na cidade. “Estamos sempre em contato constante com os nossos diversos setores da Saúde, para identificar demandas e necessidades trazidas pelos próprios servidores e dentro disso fazemos os pedidos à PUC. Ficamos muito felizes com o retorno recebido da equipe do SAMU e de outros tantos servidores que já participaram das diversas capacitações oferecidas neste período”, finalizou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva. A oferta da capacitação ocorre no mês em que o SAMU completa 13 anos em Poços.

SAMU em Poços

O SAMU 192, recebe em média, 4.000 ligações por mês. São chamados de todos os pontos da cidade e dos mais diferentes casos. Atualmente no município são três ambulâncias básicas, uma ambulância avançada e uma motolância, além da frota reserva. A sede é na Rua São José, 345, no Country Club, totalmente reformada e equipada. Mais duas bases descentralizadas, uma na zona Leste e uma na zona Sul, integram o Serviço. O SAMU em Poços tem cerca de 80 funcionários: condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, atendentes, auxiliares administrativos e de serviços gerais. O SAMU é para atender a casos de urgência e emergência, que envolvam riscos de morte.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - 1677, Bortolan, Poços de Caldas - 37704-722

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO SITE

Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação