Setor da Vigilância Ambiental e AAPA realizam ação sobre posse responsável de animais

Lupita e Floquinho chamaram a atenção das crianças.

Os mascotes Lupita e Floquinho fizeram a alegria de crianças e adultos e chamaram a atenção para um assunto importante: a posse responsável de animais.

A prefeitura, por meio do setor da Vigilância em Saúde, da secretaria de Saúde em parceira com Associação dos Amigos Protetores dos Animais – AAPA, realizou a distribuição de livros, que foram recebidos através de uma doação feita por uma editora e que abordam a temática da posse responsável.

Esstes foram os livros distribuídos.

Além da distribuição de livros, foram feitas também orientações para se ter um Pet dentro de casa, ressaltando a necessidade de amor, carinho, disposição e principalmente responsabilidade. Também foi realizada a divulgação do Programa de Castração Animal, que já realizou quase 14 mil castrações desde 2017.

A Agente de Endemias e também Educadora Ambiental, Aretha Carneiro Corrêa falou sobre a ação. “Utilizamos os mascotes há mais de 10 anos e é uma forma de atrair as pessoas, as crianças principalmente. Conseguimos passar as informações de forma lúdica, incluindo a castração animal que é realizada pelo município e é muito importante para que não ocorra o abandono do animal.”

A vice-presidente da AAPA, Neiva Lúcia da Silva destacou que durante as abordagens também foi ressaltado os cuidados que devem ser realizados com os animais durante o tempo com temperaturas mais baixas. “Também abordamos os cuidados com os animais que estão nas ruas, principalmente neste período de temperaturas muito baixas. Se possível dar abrigo temporário ou colocar caixas e cobertas para aqueles que estão próximos. Cuidar também do animal que está no seu quintal, verificar se está realmente protegido do frio.”

Ao todo mais de 500 livros foram distribuídos. Outras ações de conscientização já estão sendo programadas.

Programa de Castração

O cadastro para castração, acontece nas segundas e terças-feiras, a partir das 08h, no prédio da secretaria municipal de Saúde, rua Pará, 284. São disponibilizadas 40 senhas por dia. A senha é separada por animal e é permitido no máximo duas senhas por pessoa.

Ação foi realizada na Rua Assis Figueiredo.