Sexto roteiro do projeto Você é Poços valoriza memória e história no Museu de Poços

Roteiro visa valorizar o acervo do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

Em setembro de 2019, o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro completará um ano. A tragédia no Museu reflete a necessidade de maior valorização da memória, da ciência e da história pela sociedade. Com o intuito de desenvolver ações educativas neste sentido, o sexto roteiro do projeto de educação patrimonial Você é Poços será realizado no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

As visitas mediadas serão realizadas no segundo semestre de 2019, como forma de aproximar estudantes e professores dos acervos museológicos, ressaltando a importância de conhecer e reconhecer-se enquanto cidadãos participantes na construção dos espaços e das ideias. O projeto terá início com uma roda de conversa com o tema “Memória e História: a importância dos museus”, seguida por visitação mediada e encerramento com atividades na Cabine de História Audiovisual.

Alunos participarão de visitas mediadas pelo local

“Nosso objetivo com o novo roteiro é refletir sobre a importância da história e da memória, a partir do acervo do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, desenvolvendo o sentimento de pertença e proporcionando uma nova visão sobre os espaços de preservação, fazendo do Museu um local dinâmico e vivo”, ressalta o coordenador do Centro de Referência do Professor, Cleiton Corrêa.

O projeto visa também ocupar o Museu enquanto território educativo e mobilizador, proporcionar a interação entre educadores e estudantes durante a visitação e a realização da atividade pedagógica e colaborar com a valorização e divulgação da memória e da história de Poços de Caldas em diálogo com a história regional e nacional.

O projeto
O Você é Poços é um projeto de educação patrimonial que visa à aproximação dos moradores de Poços de Caldas com seus equipamentos históricos e culturais, dentro da perspectiva da Educação no Território, que valoriza as características e os aspectos do espaço na qual está inserida, com o objetivo de valorizar e preservar a memória da cidade. A iniciativa, que teve início em 2017, é voltada a estudantes das escolas municipais, grupos dos programas ofertados pela Secretaria de Promoção Social e convidados.