Você está em:

Sistema de Informação e-SUS é tema de capacitação na Saúde

Encontros estão sendo realizados durante todo o mês

Durante todo este mês, agentes comunitários de saúde de todas as unidades do Município, participam de encontros de capacitação sobre o Sistema de Informação do Ministério da Saúde, o e-SUS. A ação faz parte do trabalho de avaliação dos cadastros já digitados, com organização da base de dados e captação de novas informações. “Este cadastro permite o acompanhamento das famílias com a geração de informações importantes para o trabalho e para a assistência. Por isso é tão necessário que nossas equipes saibam utilizar esta plataforma com todas as suas funcionalidades”, explicou Elaine Cristina de Souza, apoiadora institucional da Atenção Básica.

O Ministério da Saúde anunciou ainda em 2019, mudanças no financiamento da Atenção Básica ou Atenção Primária. Os repasses que antes eram feitos com base em um cálculo que se baseava na população do município apurada pelo IBGE – o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, agora serão feitos por meio dos cadastros realizados. Municípios em situações ou regiões mais vulneráveis recebem mais. O perfil dos pacientes cadastrados também modifica estes valores. Crianças e idosos, moradores de áreas rurais e pessoas atendidas por programas sociais como o Bolsa Família são considerados públicos mais vulneráveis. Por tudo isso, os cadastros completos passam a ter ainda mais importância. “Estamos neste período de transição, dando este suporte às equipes que farão estes cadastros, com estas reuniões aqui na Secretaria, com supervisão direta nas unidades e à disposição para o esclarecimento de dúvidas que possam surgir. Pedimos também o apoio da população, para que receba o agente em casa e preste todas as informações necessárias. Para quem não fica em casa durante o dia, a orientação é procurar a unidade de atendimento para atualização destes dados”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

A adesão a Programas, como o Saúde na Hora, que prevê o funcionamento de unidades básicas de saúde em horário estendido, até às 8h da noite, também conta positivamente na soma total dos repasses, dentro desta nova forma de financiamento da Atenção Primária. Em Poços, a UBS Regional Leste faz parte do Saúde na Hora desde o final de 2019. O Programa deve ser implantado na UBS Regional Sul, nas próximas semanas. O secretário de Saúde Carlos Mosconi reforça a importância de valorização do SUS, pela sua abrangência e qualidade. “O SUS é o maior programa de saúde pública do mundo e eu tenho muito orgulho em ter feito parte da criação dele, como deputado Constituinte, em 1988. O SUS está presente por toda parte. Até mesmo aquela pessoa que tem um plano de saúde e que pensa que não utiliza o SUS, está enganada, porque o SUS está presente nas ações de fiscalização da Vigilância Sanitária, está presente nas campanhas de vacinação e de saúde, de maneira geral, está presente nas ações de vigilância em saúde, na prevenção de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya e estes são só alguns exemplos. Por tudo isso, nosso trabalho visa sempre fortalecer essa grande Rede com o intuito de buscar a melhoria constante na assistência prestada”, finalizou Mosconi.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - s/n, Vila Olimpica, Poços de Caldas - 37704-355

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social