Solidariedade na pandemia: produtor doa meia tonelada de legumes ao Banco de Alimentos

Produtor rural Danilo Baptistella, mais conhecido como “Mamão”, doou meia tonelada de legumes para o Banco de Alimentos

O produtor rural Danilo Baptistella Tarciori, mais conhecido como “Mamão”, de São José do Rio Pardo/SP, doou meia tonelada de legumes para o Banco de Alimentos de Poços de Caldas. Os produtos (cenoura e beterraba) estão fora do padrão para comercialização, mas em totais condições para o consumo e serão encaminhados para as 38 entidades socioassistenciais atendidas semanalmente pelo Banco de Alimentos e para as 130 famílias cadastradas que recebem a Cesta Verde.

“Acho muito importante os produtores estarem fazendo essa doação porque às vezes não dá pra comercializar, mas para o Banco dos Alimentos é muito útil porque ajuda muitas pessoas e muitas entidades”, destaca “Mamão”, que aproveita para solicitar que outros produtores também façam o mesmo.

Os produtos estão fora do padrão de comercialização, mas em condições adequadas para o consumo e farão diferença para os usuários de instituições como o Hospital da Santa Casa, por exemplo.

O que é o Banco de Alimentos?
O Banco de Alimentos integra a política de Segurança Alimentar do município. O equipamento recebe e adquire gêneros alimentícios como frutas, legumes e verduras, especialmente da Agricultura Familiar, e distribui a entidades e famílias em situação de insegurança alimentar cadastradas.

O coordenador da Divisão de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Promoção Social, José Porto, conta que desde o início do ano a equipe tem feito um esforço extra para ampliar as doações recebidas pelo Banco de Alimentos, especialmente neste momento de grave crise causada pela pandemia do novo coronavírus. “Estamos intensificando nossas ações de divulgação para que mais gente se torne um amigo doador”, ressalta Porto.

Além dos gêneros de hortifrúti, o Banco de Alimentos também recebe doações de alimentos básicos, como arroz, feijão, farinha e açúcar, entre outros, que estão sendo distribuídos para 1.300 famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, já cadastradas e acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Saiba como ajudar!
Sua contribuição será utilizada para garantir o acesso a alimentos para 38 entidades e muitas famílias de Poços. Para fazer sua doação é fácil. Basta leva os gêneros alimentícios até a sede do Banco de Alimentos, onde será realizado o cadastro de Amigo Doador, ou entrar em contato pelos telefones 3697-2279 e 98406-5758 (Whatsapp) para agendar a retirada das doações pela equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social.

“As pessoas que queiram doar podem fazer contato pelos nossos telefones que nós vamos buscar as doações nas residências, nos estabelecimentos comerciais, supermercados ou qualquer outro local”, informa o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida.

As doações são voluntárias, conforme a disponibilidade/oferta dos doadores. O Banco de Alimentos de Poços de Caldas está localizado na Avenida Presidente Wenceslau Braz, 2.222, nas imediações do CEASA.