Supervisores que atuam na Rede Municipal de Ensino participaram de um curso realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Ministrado pelas profissionais da Divisão Pedagógica da SME, a formação segue no mês de março com oficinas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O primeiro encontro foi realizado no dia 17 e o segundo na última quarta-feira (19). A coordenadora da Divisão Pedagógica, Marta Sueli de Andrade, abriu o curso, com o tema “O fazer pedagógico do supervisor”. Em sua fala, a secretária municipal de Educação, professora Maria Helena Braga, abordou as ações do supervisor pedagógico, enquanto a equipe técnica da Divisão Pedagógica debateu as atribuições desse profissional.
Fabiana de Oliveira Gomes Assis, da equipe da Divisão Pedagógica, por exemplo, destacou a importância da troca de experiências entre professores e supervisores e como essa interação pode atuar na melhoria do clima organizacional na unidade, ampliando a participação de toda a equipe.
A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, informa que a partir do próximo mês, as profissionais da supervisão escolar participarão de uma série de oficinas sobre a Base Nacional Comum Curricular, de forma a integrar o trabalho da rede municipal às competências apontadas na BNCC.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a assegurar seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE).