Teleférico de Poços reabre neste sábado(01)

Um dos principais atrativos turísticos da cidade volta a operar após grande reforma

O Teleférico de Poços de Caldas será reaberto ao público a partir de amanhã, 1º de abril, após diversas reformas e melhorias, entre elas a revitalização total de 20 cabines e a substituição da fiação elétrica. “São melhorias que garantem não só a segurança do equipamento, mas também conforto e qualidade para moradores, turistas e visitantes, que voltarão a ter a oportunidade de vivenciar uma das mais tradicionais experiências turísticas encontradas em Poços”, comenta Marcos de Carvalho Dias, presidente da CITUR.

É a segunda atração que a CITUR (Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas) oferece aos turistas e à nossa população, desde o início da concessão que se deu em 1º de março. A primeira foi o Café do Cristo que foi aberto nos pés do monumento há exatamente um mês, com grande sucesso. Funciona das 9h às 18h, de terça a domingo, e oferece um variado cardápio que inclui pão de queijo, bolos, broas, café, sucos, cervejas e muito mais.

Com 1.500 metros de extensão a até 1.686 metros acima do nível do mar, o Teleférico tem origem alemã e foi um dos primeiros a ser implantado no Brasil, começando a funcionar em 1974 a partir da iniciativa pioneira dos irmãos Joel e Juraci Junqueira Ferreira, junto ao sócio Zoca Sarti, que o construíram e o operaram até o final de 2003, quando foi repassado à prefeitura. Cerca de 20 anos depois, o atrativo volta a ser administrado pela iniciativa privada.

Considerado um dos maiores do país, o Teleférico liga o Parque José Affonso Junqueira, no centro, ao topo do Parque da Serra de São Domingos, agora denominado Parque do Cristo, que abriga o monumento do Cristo Redentor. Durante o trajeto, é possível apreciar a linda vista da cidade mineira e a bela vegetação que contorna o caminho. O percurso total tem duração de 16 minutos.

O Teleférico estará aberto de terça a domingo, das 9h às 18h, e a tarifa para o passeio completo será de R$ 60,00 por pessoa, sendo aceito pagamento em dinheiro, cartões e PIX. Beneficiários da lei da meia-entrada e moradores de Poços (mediante a apresentação de comprovante de residência) pagam R$ 30,00.

MELHORIAS

Ao longo dos últimos meses, a Prefeitura de Poços de Caldas promoveu diversas melhorias no Teleférico, como a revitalização total das cabines, a substituição da fiação elétrica e a manutenção dos pendurais, da parte mecânica e dos sistemas de freio e automação, além da reforma das estações de embarque e desembarque, incluindo banheiros e refeitórios, bem como a análise dos 3 mil metros de cabo de aço, com a emissão de laudo técnico por uma empresa inglesa.

A maior parte dos serviços foi executada por cerca de 120 servidores das secretarias de Obras e Turismo, do DME e do DMAE, além de funcionários de empresas locais, como a Poçostec e a Truck Jota. A partir de um projeto de engenharia, técnicos da Poçostec verificaram, com o uso de ultrassom, as mais de 100 peças que compõem as três grandes partes do pendural – corpo da morsa, articulador e braço –, sendo que os componentes foram recuperados ou substituídos por itens fabricados com materiais superiores aos originais. Todo o passo a passo está sendo compilado em um databook, documento que detalha o histórico de execução do serviço.

Já a CITUR realizou a inspeção eletromagnética nas 8 torres de sustentação, com a realização de ultrassom interno para precisar a espessura da chapa e verificar a existência de corrosão, sendo constatado que as estruturas não estão corroídas, mas sim em conformidades. Nos próximos meses, a concessionária vai realizar um tratamento na base de cada uma das torres através de uma espécie de envelopamento com concreto a fim de garantir, ao menos, mais 100 anos de uso.

“E as manutenções preventiva e corretiva serão constantes, por meio de um cronograma que prevê revisões diárias, semanais, mensais, trimestrais, semestrais e anuais”, diz Carvalho Dias, que acrescenta que em breve outras 3 cabines entrarão em operação, totalizando 23 unidades, com capacidade para até 4 pessoas em cada uma delas, além de uma extra, especifica para a equipe técnica.

CONCESSÃO

A partir de 1º de março, a CITUR passou a ser responsável pelos pontos turísticos Véu das Noivas, Fonte dos Amores, Recanto Japonês e Cristo Redentor, incluindo o Teleférico e a Rampa de Voo Livre. A empresa poços-caldense – proprietária do Zoo das Aves – venceu a licitação da Prefeitura de Poços de Caldas que previa a concessão dos quatro diferentes complexos turísticos pelos próximos 35 anos. Os investimentos da CITUR serão superiores a R$ 45 milhões, com a criação de 250 empregos diretos e indiretos.

Para o trabalho de restauro e revitalização, o Véu das Noivas, a Fonte dos Amores e o Recanto Japonês estarão fechados por tempo indeterminado. Durante o período, o Parque do Cristo, incluindo o Teleférico, e o Zoo das Aves vão operar normalmente, nos dias e horários abaixo:

PARQUE DO CRISTO
Horário:
das 7h às 21h, diariamente

Preço: entrada gratuita
Endereço: Parque da Serra de São Domingos

TELEFÉRICO

Horário: das 9h às 18h, diariamente
Preço: de R$ 30,00 a R$ 60,00 (passeio completo)
Endereço: Parque José Affonso Junqueira, s/n – Centro – Poços de Caldas (MG)

CAFÉ DO CRISTO
Horário: