Fazer as pessoas pensarem sobre sua condição na sociedade e estimular a empatia são objetivos de um importante projeto que está sendo desenvolvido em unidades escolares de Poços de Caldas. Atores e atrizes do Círculo de Arte prepararam com muito cuidado apresentações de teatro que discutem temas em torno da igualdade de direitos e respeito às diferenças.
A intenção é tornar os ambientes mais adequados à convivência a partir da empatia, ou seja, da capacidade de se colocar no lugar das outras pessoas mediante a realidade que vive. O projeto é patrocinado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, que teve a iniciativa de levar a discussão para as escolas também por meio da atuação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O grupo de atores, produtores e diretores tem ampla experiência em outros projetos desenvolvidos nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS – nos bairros de Poços de Caldas.
A cidadania, o direito ao engajamento social e a autoestima fazem parte de cada apresentação preparada com textos que levam a plateia a se reconhecer nos personagens. “É por meio da arte que buscamos sensibilizar as pessoas para a mudança da própria vida e até para apoiar outras pessoas que sofrem com questões muito íntimas que podem ter um desfecho mais feliz em suas vidas”, comentou uma das coordenadoras do projeto, Elisângela Virga.
Ainda neste mês de novembro houve apresentações com participação expressiva de estudantes, comunidade e educadores nas escolas Lúcia Sacomã Junqueira, Carmélia de Castro e Rafael Sanches, na zona rural de Poços de Caldas. Novos encontros serão agendados.