“Todo brasileiro tem sangue crioulo?” é tema de debate no Dia da Consciência Negra

Evento será realizado no Espaço Cultural da Urca

Nesta terça-feira, 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a partir das 19h, no Espaço Cultural da Urca, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realizará a 3° edição do projeto “Precisamos falar sobre”, com o tema “Todo brasileiro tem sangue crioulo?”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Autarquia Municipal de Ensino e do Centro Municipal de Referência do Professor.

O evento tem apoio do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SINDUTE) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (SINDSERV). A iniciativa é gratuita e voltada para educadores, estudantes, militantes e público interessado em geral, com direito à certificação.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no endereço https://sites.google.com/site/uemgpc/extensao/pfs. Com o tema “Todo brasileiro tem sangue crioulo?”, o encontro tem como objetivo discutir e refletir sobre a riqueza das influências afrodescendentes na construção da identidade da sociedade brasileira.

Os palestrantes serão a professora Daniela Roberta Antonio Rosa e Lucas dos Santos. Daniela Rosa é mestre em Sociologia pela Unicamp, com experiência em temas como relações raciais, teatro negro, relações raciais em educação e educação perinatal e na formação de educadores para implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e indígena”.

Lucas dos Santos é professor de História nos níveis fundamental e médio da rede pública estadual de Minas Gerais, mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas e militante no Coletivo Educação e Coletivo Negro de Poços de Caldas.

O projeto “Precisamos falar sobre” tem como objetivo realizar encontros com a comunidade, voltados à discussão reflexiva de temas relevantes. Recentemente, educadoras da Autarquia Municipal de Ensino participaram do X Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros – X COPENE, na Universidade Federal de Uberlândia. De acordo com a diretora da AME, Nanci de Moraes, a participação no Congresso foi importante também para subsidiar as discussões que ocorrerão no município, especialmente no projeto “Precisamos falar sobre”, que acontecerá no Dia da Consciência Negra.