Você está em:

Tradicional Retirada dos Caiapós da Mata acontece nesta quarta, 11 de maio

Celebração marca o Dia do Caiapó, em homenagem a Seu Pedro Caiapó

Pedro Caiapó ao centro (Fonte: João Neves – disponível no Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito)

Pela primeira vez, Poços de Caldas vai celebrar o “Dia do Caiapó”. A data foi instituída por meio da Lei 9.490, de 6 de outubro de 2021, como forma de valorização da cultura popular e da memória de um de seus maiores expoentes, Seu Pedro Caiapó. Além da tradicional Retirada dos Caiapós da Mata, marcada para 16h desta quarta-feira, na Fonte dos Amores, uma programação especial foi preparada para celebrar o Dia do Caiapó.

“Neste ano, a partir da aprovação da Lei, o Dia do Caiapó ganha ênfase na programação cultural dos festejos de São Benedito. Além da emoção do reencontro entre Ternos de Congos, Caiapós e o público, na tradicionalíssima Retirada dos Caiapós na Fonte dos Amores, os amantes da cultura popular de Poços de Caldas têm um motivo a mais para comemorar. Viva Seu Pedro Caiapó”, celebra o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra. O projeto de lei é de autoria do vereador Diney Lenon de Paulo.

A programação começa às 13h, com um almoço especial para os integrantes dos Ternos de Congos e Caiapós, no Restaurante Popular. Às 16h, eles seguem para a Retirada dos Caiapós da Mata, na Fonte dos Amores, com cortejo pelas ruas centrais até a Capela de São Benedito, onde será celebrada uma missa especial em homenagem ao Dia do Caiapó, às 19h.

Segundo a escritora Nilza Botelho Megale (2022, p. 145), “os Caiapós apresentam-se vestidos de índios, pintados e tatuados, sendo que o cacique, além do traje mais apurado, empunha a buzina de chifre. Os dançadores usam saias compridas de capim, camisas cobertas de penas de galinha, pulseiras nos braços e artelhos, colares de contas e levam nas mãos: arcos, flechas e espadas de pau, que batem para marcar o ritmo. (…) Eles não cantam nem falam, apenas se comunicam por meio de gestos, pois os indígenas não compreendiam a língua portuguesa. (MEGALE, Nilza Botelho. Memórias Históricas de Poços de Caldas. 2ª Edição. Poços de Caldas: Sulminas, 2002, p. 145).

Retirada dos Caiapós da Mata
Cerimônia realizada tradicionalmente no antepenúltimo dia da Festa de São Benedito – 11 de maio – a Retirada dos Caiapós da Mata tem como cenário a Fonte dos Amores, aos pés da Serra de São Domingos, e resgata o encontro entre negros e índios. Teatralmente, a retirada representa o encontro de um grupo de caiapós com os ternos de Congo.

De acordo com o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, “os Congos com seus tambores e demais instrumentos vão buscar os Caiapós que estão previamente escondidos na mata e levam-nos até a imagem de São Benedito”.

“A Retirada dos Caiapós do Mato significa compartilhamento, um agradecimento dos negros aos índios que sempre deram acolhida aos escravos, foragidos das senzalas, machucados e com fome. O índio sempre foi um protetor dos negros fugidos, dava acolhida, curava e alimentava. Existe uma troca muito linda da coroa e do cocar, que é o símbolo maior do poder dos Caiapós. Essa troca significa igualdade”, explica Ailton Santana, o Mestre Bucha, em depoimento ao documentário “13 de Maio – A Festa de São Benedito, fragmentos de uma história”, idealizado pela Criativa Idade Sistema Educacional e produzido pela Takes Filmes, sob direção de China Trindad.

A história representada relembra o momento em que os negros, em retribuição à acolhida dos índios durante suas fugas, vão até a mata para convidá-los para a Festa de São Benedito. A celebração é um dos momentos mais emocionantes e significativos da programação cultural da Festa de São Benedito. Após a “retirada”, os Caiapós e os Ternos de Congos percorrem as ruas da cidade até a Igreja de São Benedito.

A Retirada dos Caiapós da Mata integra a programação cultural da Festa de São Benedito, junto ao Dia de Santa Cruz (3 de maio) e às celebrações de 13 de maio, que incluem a Missa Conga e a procissão.

A festa de São Benedito é registrada como bem imaterial desde 2020 e o dossiê está disponível para consulta no site da Prefeitura: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Dossie-Completo.pdf.

Pedro Caiapó
Pedro Antônio Ramos – Pedro Caiapó – nasceu em 28 de dezembro de 1931 e faleceu em Poços de Caldas, no dia 15 de dezembro de 2013. Sua história está disponível no projeto que originou a Lei 9.490 (neste link https://pocosdecaldas.siscam.com.br/arquivo?Id=64476), a partir da obra “A dança dos Caiapós: Artistas e festas populares”, de Murilo de Carvalho e outros autores.

Foi Tuxaua ou Morubichaba (chefe temporal) do Grupo de Caiapós por 40 anos. Segundo o texto, “era filho de João Antônio Ramos e de Maria Rita de Jesus, não conheceu a mãe que faleceu quando ainda era bebê e, do pai, guarda poucas lembranças porque também faleceu cedo, assim, foi criado pelas irmãs, único homem entre seis mulheres (…). No começo dos anos 80, em Poços de Caldas, Pedro trabalhou como ajudante de pedreiro na construção do Conjunto Habitacional ‘Dr. Pedro Afonso Junqueira’, que foi concluído em 1983. Depois de terminada a obra, ele passou a trabalhar nessa profissão e parou de peregrinar em busca de trabalho, fixando residência em Poços de Caldas. Morando ou se mudando por bairros diferentes, em casas alugadas, até que se fixou definitivamente no Bairro São José. (…) Do casamento os filhos: Eduardo, Maria Lúcia, Nilcinei, Nivaldo, Itamara, Aldo, Hélio Donizete”. (CARVALHO, Murilo et al. “A dança dos Caiapós”: Artistas e festas populares. Rio de Janeiro. Editora Brasiliense, 1977, p. 43-49).

Em “Reinado e Poder no Sul das Minas Gerais”, a professora Maria José de Souza registra a fala de Seu Pedro Caiapó “(…) quando os nego fugia pras matas, os índio ajudava eis. Aí, quando veio a liberdade, eis num esquecero daqueis que havia ajudado e foro lá buscá eis pra festança” (SOUZA, Maria José de. Reinado e Poder no Sul das Minas Gerais. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015, p. 117).

(Arte: Lavínia Du Valle)

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social