No primeiro semestre deste ano, o Ministério da Saúde instituiu o Programa “Saúde na Hora”, que prevê a ampliação do horário de atendimento nas UBSs, as Unidades Básicas de Saúde. Poços aderiu ao Programa, por meio de termo de compromisso firmado entre o Ministério da Saúde e o Município. Duas unidades da cidade, com equipe tripla, estão aptas a iniciar o atendimento em horário ampliado. Desde a última segunda, 2, a UBS Regional Leste, que atende as populações dos bairros: Chácara Alvorada, Estância São José e Jardim Philadelphia, participa da ação, com horário de funcionamento das 7h às 20h. “Dividimos as equipes em três turnos e desta forma, o atendimento que antes ia até às 17h, agora vai até às 20h, nesta unidade. Lembrando que todos os atendimentos fazem parte desta ampliação, com enfermagem, médico e sala de vacina à disposição dos pacientes neste horário diferenciado”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.
Como previsto pelo Programa, cada Município tem autonomia para indicar e definir quais unidades devem ter o horário ampliado. Em Poços, além da UBS Regional Leste, a UBS Regional Sul, no Conjunto Habitacional, é a próxima unidade a ficar aberta até mais tarde, para atendimento. “Essa ampliação é possível para unidades com equipe tripla, por conta da divisão do horário de trabalho em três turnos, para o funcionamento ininterrupto de 13 horas diárias. Além disso, há regiões da cidade em que a população atendida pela Atenção Básica é maior e mais frequente nas nossas unidades, o que justifica esta opção”, complementou a coordenadora do serviço. O secretário de Saúde Carlos Mosconi, ressalta a importância desta ampliação no atendimento para o fortalecimento da Atenção Básica. “As pessoas precisam buscar mais as nossas unidades básicas de saúde, porque é mais confortável, porque é mais próximo da casa delas e porque este trabalho visa a prevenção e a promoção de saúde, por meio destes vínculos gerados com a comunidade. Acreditamos que ter a unidade aberta até mais tarde pode ser um importante caminho para aproximar a população deste trabalho e tornar a assistência mais acessível”.
Atendimentos Disponíveis nas UBSs
A Política Nacional de Atenção Básica, aprovada por meio da portaria nº 2488 do Ministério da Saúde, tem na Saúde da Família, estratégia prioritária para expansão e consolidação da atenção básica. Os médicos da Estratégia de Saúde da Família – ESF – realizam atendimentos a todos os pacientes da área, com capacidade para resolver até 80% dos problemas de saúde da população. Nas equipes com a ESF são realizados atendimentos como puericultura (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos de idade), pré-natal, consultas médicas, consultas de enfermagem, coleta de papanicolaou, testagens de hepatites, HIV, sífilis, além de teste do pezinho. Atendimentos como curativos, retirada de pontos e inalação também podem ser feitos nas UBSs. Os casos com maior complexidade são encaminhados pelos médicos e enfermeiros da ESF aos especialistas da rede, por meio de consultas agendadas no Núcleo de Especialidades. Em Poços são quatro: Cohab, Esperança, Hospital Zona Leste e Policlínica Central.