A Udder Farmacêutica fabricante de produtos veterinários inaugurou, na manhã desta terça-feira (26), a sua primeira unidade, no Minidistrito Industrial de Poços de Caldas. A empresa, que ocupa área de 615 m2, inicia operações com uma linha de oito itens, todos destinados à cadeia de gado leiteiro, inclusive para a pré e pós ordenha. Os investimentos para implantação da nova planta fabril somaram R$ 400 mil.
O vice-prefeito, Flávio Faria, também titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), participou da cerimônia de inauguração e reafirmou a intenção de ampliar, mais ainda, a ocupação do Minidistrito, visando dar oportunidades de emprego, principalmente, para os moradores dos bairro localizados no entorno. Segundo ele, também é satisfatório observar empresas como a Udder, que além de fabricar produtos de qualidade, têm grande preocupação com o meio ambiente.
O sócio-proprietário da Udder, Adriano Donizete Prates, está otimista com o mercado, porque o produto da empresa tem qualidade e bom preço, além de render mais que os da concorrência. Segundo ele, a princípio o foco a partir de janeiro será o mercado regional, com a comercialização junto às cooperativas e no contato direto com o produtor. “Depois vamos nos estruturar para concorrer no mercado nacional com as demais oito empresas do ramo que existem no país.
Prates acredita que a produção inicial da Udder, será na casa dos 30 mil litros/mês, porém a expectativa é crescer 20% até completar o primeiro ano de atividades. Para o empresário, tal meta é viável porque a estrutura montada para fabricação foi pensada para uma autonomia de até 20 mil litros/dia de produtos.
Participaram da cerimônia de inauguração, Mateus Lopes, coordenador de Fomento à Indústria e Comércio; Augusto Barbosa, gerente de Políticas de Trabalho e Geração de Renda; e Vanessa Barzagli, da Divisão de Fomento Agropecuário. Todos da SMDET. Também estiveram presentes, familiares dos proprietários, funcionários, representantes e parceiros comerciais da empresa.
Meio ambiente
Prates informa que as instalações da Udder contemplaram todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também, um grande investimento foi feito na estrutura do piso do galpão para suportar o peso dos três tanques de 10 mil litros.
Um projeto de reciclagem foi criado e todos os 300 litros diários de água, utilizados na produção, serão tratados e apenas 100 litros serão despejados na rede pública de galerias. Também, os galões de plástico contendo material químico, utilizados na linha de produção, passarão por tratamento especial, lavagem e, depois, serão devolvidos aos fornecedores para incineração e descarte adequado.