UPA recebe novos ventiladores mecânicos para atendimentos de alta complexidade

Novos equipamentos já estão na Sala Vermelha da unidade

Atendimentos ambulatoriais e pediátricos, neurológicos e ortopédicos, urgência e emergência, exames de imagem e laboratoriais, aplicação de medicação e procedimentos fisioterápicos: todos estes serviços são realizados pela UPA, a Unidade de Pronto Atendimento, no bairro José Carlos. Muitos pacientes que já estiveram na unidade várias vezes para uma consulta ou um exame talvez não saibam, mas dentro da UPA há um setor de média e alta complexidade, denominado Sala Vermelha. Na Sala Vermelha são recebidos e atendidos, pacientes que precisam ser estabilizados e ficar em observação clínica, para tratamento na UPA ou aguardando transferência para outros hospitais. Esta semana dois equipamentos chegaram para reforçar o aparato médico já existente no local. São ventiladores mecânicos de última geração, comumente utilizados no atendimento a patologias graves, especialmente quadros neurológicos, cardíacos ou respiratórios que se agravem a ponto do paciente não conseguir respirar sozinho.

Estes equipamentos são mais potentes, ventilam com mais eficiência, especialmente pessoas obesas ou vítimas de patologias que deixam o pulmão mais rígido

“Quando o paciente chega em uma emergência em que ele não consegue respirar sozinho, seja por rebaixamento de nível de consciência, ou por uma patologia que está gerando essa instabilidade, é o ventilador quem faz esta respiração até que o paciente seja estabilizado, essa patologia controlada e ele consiga acordar novamente e respirar novamente sozinho. Estes equipamentos são mais potentes, ventilam com mais eficiência especialmente pessoas obesas ou vítimas de patologias que deixam o pulmão mais rígido. São casos que fazem parte do nosso dia a dia e por isso esta tecnologia é tão importante”, explicou a fisioterapeuta especializada em UTI e que atua na Sala Vermelha da UPA, Dyuliana Cássia Carvalho Ramos.

Em períodos de maior movimento, como no inverno por exemplo, o setor chega a receber oito pacientes simultaneamente, para cuidados intensivos e observação 24 horas. O médico e diretor da UPA, Ed Wilson Neves, lembra que os novos equipamentos representam mais um aparato para o trabalho de fisioterapia, um diferencial da unidade de Poços. “Estes ventiladores permitem à fisioterapia, retirar a ventilação mecânica do paciente com mais segurança, abrangendo mais modalidades de assistência. São poucas as UPAs do Brasil que têm esse atendimento de fisioterapia, um importante diferencial do nosso trabalho”.

A UPA já possuía ventiladores mecânicos de menor porte que permanecerão na unidade para também serem usados no atendimento

A UPA já possuía ventiladores mecânicos de menor porte que permanecerão na unidade para também serem usados no atendimento. Os novos ventiladores foram adquiridos com recursos do Município, pela Secretaria Municipal de Saúde, com o custo de R$ 34.400 (trinta e quatro mil e quatrocentos reais), cada. “Mesmo em meio a essa situação financeira complicada, não estamos medindo esforços para conseguir fazer os investimentos necessários e que têm como objetivo, a melhoria constante do atendimento prestado à população”, afirmou Flávio Togni de Lima e Silva, secretário de Saúde.