Você está em:

Uso de máscara passa a ser obrigatório em Poços de Caldas a partir desta sexta-feira

Medida visa atuar como barreira à propagação da Covid-19

(Imagem ilustrativa)

A partir desta sexta-feira, 1º de maio, Poços de Caldas passa a adotar o Distanciamento Social Seletivo (DSS). Entre as ações de combate à Covid-19 nessa nova fase está o uso obrigatório de máscara por todos os cidadãos ao sair às ruas. A iniciativa foi estabelecida pelo Decreto n° 13.312, que dispõe sobre a flexibilização das medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Ao sair de casa, todos devem utilizar máscara de proteção, seguindo as orientações gerais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde quanto à conservação do dispositivo, que atua como barreira na propagação da doença.

A partir deste feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalho, estabelecimentos comerciais e de serviços voltam a funcionar na cidade, após deliberação do Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus – Comitê Extraordinário COVID-19 – que apontou para a flexibilização das medidas em vigor, desde que de forma controlada e gradativa, observadas as medidas de segurança.

“Eu faço esse apelo: a qualquer lugar que você for, vá de máscara”, destaca o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi

“Essa retomada precisa ser feita com parcimônia. A doença não acabou. Estamos em uma fase que ainda temos muito a caminhar. Vamos entender isso e colaborar, a fim de que a doença não apareça com força na cidade. Vamos continuar com a higienização das mãos, que é fundamental. Quem não precisar, por favor, fique em casa. E vamos usar máscara, que a partir de agora é absolutamente indispensável. Eu faço esse apelo: a qualquer lugar que você for, vá de máscara”, destaca o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi. A Prefeitura já distribuiu máscaras aos servidores municipais e nas feiras livres. Máscaras também serão distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde para pacientes cadastrados.

De acordo com o estabelecido pelo Decreto n° 13.312, a concessionária do serviço de transporte público coletivo passa a exigir o uso de máscaras de proteção facial por todos os passageiros e funcionários, assim como os estabelecimentos comerciais, que devem exigir o uso obrigatório do dispositivo por todos que adentrarem no local, proibindo a entrada de pessoas sem a devida proteção ou fornecendo máscara para que o acesso seja permitido.

Dr. Euclides Colaço informa que as máscaras de tecido devem ser de uso individual

Se proteja!
“A principal indicação das máscaras de tecido é para pessoas que não têm sintomas gripais, ou seja, pessoas que não têm tosse nem coriza, para que elas se protejam de contaminação. As máscaras de tecido não têm o mesmo nível de proteção das máscaras cirúrgicas nem da N95, mas são bastante eficazes, com proteção de cerca de 70%. O ideal é que cada um tenha a sua máscara, que deve ser usada por aproximadamente três horas”, explica o Dr. Euclides Colaço, médico de Família e Comunidade da UBS do Kennedy II. Ele informa que as máscaras de tecido, de uso individual, precisam ser trocadas a cada três horas. A higienização deve ser feita em molho com água sanitária antes da lavagem com água e sabão.

Além do uso da máscara, também é necessário evitar aglomerações, manter uma distância mínima de dois metros das outras pessoas e fazer a higienização das mãos com água e sabão e ou álcool 70%.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social