Usuários do CAPS participam de sessão gratuita no cinema

Dando continuidade as ações em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, referenciado no dia 18 de maio. Na última quarta-feira (26), os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial de Poços (CAPSI – Despertar, CAPS AD, CAPS II – Girassol) tiveram a oportunidade de assistir uma sessão de cinema gratuitamente.

O principal objetivo da ação foi incentivar a reinserção social e o lazer, fazendo com que os usuários do serviço ocupem os espaços públicos.

Um cinema da cidade cedeu duas sessões gratuitas para os pacientes atendidos nos programas da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município. Uma para turma da manhã, que assistiu o filme “Turma da Mônica – Lições”, filmado em Poços de Caldas e outra para a turma da tarde, onde foi exibido o filmeDoutor Estranho no Multiverso da Loucura”.

O Psicólogo Clínico do CAPS AD, Carlos de Sousa Filho falou sobre a experiência dos usuários. “O CAPS como dispositivo de política pública em saúde, deve atuar desde a prevenção, tratamento e até a reinserção social, que é onde se encaixa a ida ao cinema. Vamos preparar o usuário pra ele ter um trânsito social melhor. Muitos nunca tinham ido ao cinema e gostaram da experiência e vieram nos agradecer. Essa atividade levou uma nova perspectiva aos usuários do CAPS, o que possibilita a abertura de novos espaços sociais e faz com que se sintam mais pertencentes a grupos e a própria cidade.”

O tratamento em saúde mental vai além do tratamento clínico, portanto a ida ao cinema dos alunos é classificada como tratamento “extra muro”, pois é trabalhada a questão da autonomia, reinserção social e acesso ao lazer.

Pela primeira vez foi possível reunir os três CAPS para realizar uma atividade, o que demonstra a importância do trabalho em rede.

A Psicóloga do CAPS I, Roseli Aparecida de Melo falou sobre a importância dessa atividade para o plano terapêutico. “As famílias dos usuários atendidos no CAPS I também puderam participar e nós sabemos que quando trazemos as famílias para o tratamento, temos uma resposta terapêutica mais efetiva. Poder oferecer a eles esse espaço, também possibilita o diálogo, aproximação e melhora na dinâmica familiar. As mães que estiveram lá gostaram muito. Muita das famílias, não tem recurso para poder proporcionar esse momento aos filhos, conseguimos oferecer esse momento gratuito, possibilitando um momento prazeroso entre pais e filhos. Isso faz diferença na vida dos pacientes atendidos aqui.”

Cerca de 100 pessoas participaram das sessões entre o período da manhã e da tarde.