Você está em:

Vacina contra a Influenza para idosos está disponível em 25 postos nesta sexta

Com o recebimento de mais doses enviadas pela Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, cerca de 4.200 pessoas devem ser vacinadas nesta sexta, 27, nos 25 pontos preparados para este atendimento. A ação começa a partir de 8 da manhã. “Estamos trabalhando desta maneira, porque é desta maneira que o Ministério da Saúde faz, enviando aos poucos, em remessas, as doses para os estados que distribui entre os seus municípios. A população pode ficar tranquila, a Campanha continua até 22 de maio. Aplicaremos estas doses amanhã e divulgaremos na semana que vem, a continuidade, assim que recebermos mais doses. Temos ainda a ação do drive thru de vacina que foi um sucesso, que atendeu em poucas horas, mais de mil pessoas, sem filas, sem aglomerações, no terminal rodoviário. Vamos repetir também esta ação, em breve”, orientou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início na segunda, 23. Nesta primeira etapa, idosos com mais de 60 anos e profissionais de Saúde fazem parte do público atendido. A população de Poços correu aos postos durante a manhã e em poucas horas, mais de 5.200 doses foram aplicadas, nos 25 pontos de atendimento. O drive thru, na terça, 24, atendeu cerca de 1.200 pessoas. Também há doses disponíveis no Programa Municipal DST/AIDS, exclusivamente para pacientes já atendidos na unidade. O atendimento no local para a vacinação, está das 8h às 12h30. Além disso, doses estão sendo aplicadas nos profissionais de saúde, linha de frente neste trabalho de enfrentamento ao Novo Coronavírus – Covid 19. Em Poços, o Serviço de Imunização estima o atendimento de mais de 24 mil pessoas nesta fase, sendo aproximadamente 20.600 idosos e 3.500 profissionais de Saúde.

A Campanha que era prevista para abril, foi antecipada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de imunizar públicos mais vulneráveis ao Novo Coronavírus – Covid 19 e assim facilitar o processo de diagnóstico. A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por Coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados.

Vacinação Zona Rural

Na zona Rural, a vacinação é feita pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família, seguindo o seguinte cronograma: 24/3 – Fazenda Boa Vista; 25/3 – Fazenda Souza Lima; 26/3 – Fazenda Lambari; 27/3 – Fazenda Aparecida; 30/3 – Fazenda Córrego D´Antas e 03/4 – Fazenda Aleixo.

Calendário de Vacinação

Outros públicos não serão imunizados nesta etapa da Campanha. A partir de 16 de abril, as doses passam a estar disponíveis também, para: professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras; além de pessoas com condições clínicas especiais. Já a partir do dia 9 de maio, a vacinação tem início para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. A mudança no público deste ano é a ampliação desta faixa etária. A campanha vai até 22 de maio.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social