Vacina Meningo ACWY é incluída na imunização do SUS

Público na faixa etária dos 11 anos aos 12 anos 11 meses e 29 dias, precisa receber a dose da ACWY

O Plano Nacional de Imunização, revisto e atualizado constantemente, incluiu a partir deste mês, no calendário de vacinação do SUS, o Sistema Único de Saúde, a vacina Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Antes da alteração, esta vacina estava disponível apenas no sistema privado. No entanto, o SUS ofertava a vacina contra a meningite C, que agora permanece nas salas, mas somente para o público infantil. A vacina monovalente contra a meningite tipo C continua no calendário infantil, para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já para a faixa etária de 11 e 12 anos, a vacina agora é a ACWY. Quem já tomou a tipo C, precisa retornar às salas para receber esta imunização. Para esta chamada, nossa população estimada é de 4.694 jovens e a meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% deste público”, explicou Gisele Scatola, referência técnica de Imunização. A vacinação nessa faixa de idade (11 a 12 anos) será independentemente da situação vacinal encontrada. Portanto, vale lembrar que se o adolescente tiver recebido a vacina Meningocócica C, o mesmo deverá ser vacinado com a vacina Meningocócica ACWY respeitando o intervalo mínimo de 30 dias.

Salas de Vacinação

Na Policlínica, vacinação vai das 8h às 18h

Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30, nas salas: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e Kennedy II, Quissisana, Santa Rosália/Santana, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Itamaraty, Caio Junqueira e São José. A UBS Country Club está com a sala de vacina temporariamente fechada, para manutenção do equipamento de refrigeração e conservação das doses.

Meningite no Brasil

No Brasil, a meningite bacteriana é a mais comum, especialmente no período que compreende os meses de abril a setembro, entre o outono e o inverno. As virais têm maior incidência de outubro a março, entre a primavera e o verão. Há ainda a meningite viral mais grave, a meningoencefalite. A meningite viral costuma afetar crianças de até cinco anos e a forma bacteriana da doença, geralmente, atinge adultos na casa dos 20 anos. Na meningite bacteriana, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta). Já na meningite viral a transmissão fecal-oral é de grande importância, especialmente nas infecções por enterovírus. O SUS oferece tratamento medicamentoso, indicado para casos de doença meningocócica e meningite por Haemophilus influenzae.

Prevenção

O esquema vacinal inclui: primeira dose com 3 meses de vida, segunda dose com 5 meses e primeiro reforço com 12 meses. O segundo reforço ou dose única é para a faixa etária dos 11 aos 12 anos, 11 meses e 29 dias. Febre, vômito, convulsão, mal estar, náusea, dor de cabeça, rigidez na nuca e no pescoço, aumento da sensibilidade à luz, fadiga e confusão mental são os principais sintomas da meningite, que pode ser viral, bacteriana, de parasitas ou por fungos. Com quadro clínico normalmente grave, é fundamental procurar atendimento médico o mais rápido possível, no aparecimento dos primeiros sintomas. Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos.