Caminhoneiros, público incluído recentemente pelo Ministério da Saúde, assim como motoristas de transporte coletivo, cobradores e portuários; profissionais das forças de segurança e salvamento; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras; além de pessoas com condições clínicas especiais; idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde: para estes grupos, a vacina contra a Influenza segue disponível. Na semana passada, o município recebeu mais 6.760 doses para a imunização. O Ministério da Saúde estima que nesta segunda etapa, o público total a ser imunizado em Poços será de pelo menos 10.779 pessoas.
Salas de Vacina
Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30, nas salas: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e Kennedy II, Quissisana, Santa Rosália/Santana, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Itamaraty, Caio Junqueira, São José e Country Club. Nesta fase não haverá o drive thru, em função do público menor a ser vacinado.
Documentação Necessária
Caminhoneiros, motoristas de coletivo e cobradores devem apresentar crachá da empresa ou Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E. Já no caso das comorbidades e das doenças crônicas, o atestado médico é solicitado. Um documento oficial com foto é necessário para comprovar a idade. Já no caso dos profissionais de saúde e das forças de segurança, é importante portar a identidade funcional. “Estamos promovendo dias de vacinação no Batalhão da Polícia Militar e nossas equipes também farão este trabalho de imunização no presídio, o que possibilita atender um público significativo desta etapa e ao mesmo tempo, tirar parte deste movimento das salas de vacina”, explicou Gisele Scatola, referência técnica de Imunização.
Resultados Parciais
Na primeira etapa, foram aplicadas 23.544 doses, sendo 19.873 em pessoas com mais de 60 anos, correspondendo a 96,14% da população de idosos. Outras 3.671 doses foram aplicadas em profissionais de saúde, o correspondente a 103% da população prevista. O Ministério da Saúde ampliou a categoria de profissional de saúde o que explica a superação da meta, tendo em vista que a estimativa é baseada na vacinação realizada na campanha anterior, em 2019. Este número ainda deve aumentar, já que tanto profissionais de saúde, quanto idosos que não se vacinaram, podem ser atendidos até o final da campanha. O trabalho de imunização também já foi feito em 4 ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos, atendendo cerca de 200 pessoas. A vacinação para acamados é realizada pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família e o trabalho também segue em andamento.
Terceira Etapa
A partir do dia 9 de maio, a vacinação tem início para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados. A vacina contra a Influenza não imuniza contra o Novo Coronavírus. A Campanha vai até o dia 22 de maio.