Vice-prefeito e secretário de Turismo são recebidos em Caldas da Rainha cidade irmã de Poços

No último domingo (14), o vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas e o secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca estiveram na cidade de Caldas da Rainha em Portugal, cidade irmã de Poços de Caldas dentro das visitas realizadas na Europa, a partir da participação dos representantes locais na Convenção de Municípios brasileiros. Eles foram recebidos no salão nobre do Hospital Termal Rainha D. Leonor em Caldas da Rainha.

Graças à geminação com a cidade portuguesa, oficializada em 2001, Poços de Caldas entrou para a rota termal internacional há 4 anos. Em maio de 2017, foi assinado o termo de adesão de Poços à Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (European Historic Thermal Association -EHTTA), que reúne importantes balneários europeus.

Na visita deste domingo foi a oportunidade de chancelar junto às autoridades locais, a adesão à EHTTA, que Caldas da Rainha também já faz parte. Esteve presente também na visita, o presidente da Câmara de Vereadores de Caldas da Rainha Vitor Marques e o professor e ex-deputado Jorge Mangorrinha, mentor da geminação em 2001. A adesão é possível justamente pela geminação das cidades e de todas as semelhanças encontradas. Poços de Caldas é a primeira cidade brasileira a integrar uma rota termal europeia.

“Fomos muito bem recebidos e temos muito orgulho de Poços de Caldas poder integrar uma rota termal mundial. É sempre uma excelente oportunidade de valorizar o nosso potencial turístico e termal para o mundo todo e nesse caso em específico, para o continente europeu”, comenta o vice-prefeito de Poços de Caldas, Júlio César de Freitas.

Vice-prefeito Júlio ao lado do presidente da Câmara de vereadores de Caldas da Rainha, Vitor Marques.

Dentro das similaridades entre Poços, e Caldas da Rainha, as técnicas desenvolvidas no passado se assemelham em prol do produto termal. Com um forte investimento no segmento, Poços já é reconhecida por suas águas termais desde o século 18 e a parceria se justifica devido ao trabalho também realizado com maestria no setor, por Caldas da Rainha.

O secretário municipal de Turismo Ricardo Fonseca, reforça a necessidade dessas parcerias para colocar Poços no cenário mundial. “Desde 2017 com a adesão à Associação, pudemos desenvolver ainda mais o nosso setor termal. A parceria é fundamental e a oportunidade de chancelar essa participação em Caldas da Rainha é muito marcante para a cidade. Nosso turismo têm se desenvolvido muito e as águas termais são um grande diferencial que precisam ser reconhecidos no mundo todo.”

Participou também na visita, a representante de Minas Gerais em Portugal pela Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais), Izabela Drumond; Luciana Dias Valin, poços-caldense, doutoranda na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (São Paulo), que se encontra em Portugal, sob orientação científica de Jorge Mangorrinha, tendo em vista a dissertação de uma tese sobre Caldas da Rainha e Poços de Caldas.