Você está em:

Zeca Camargo encerra a segunda temporada do “Flipoços 15 Anos perto de você!”

(Foto: Galeria Flipoços)

A segunda temporada do festival virtual “Flipoços 15 anos perto de você” terá o último episódio nesta quarta-feira, 08 de julho, às 19h, com a participação do escritor e jornalista Zeca Camargo, biógrafo de Elza Soares que recentemente completou 83 anos.

A live prevista inicialmente com o escritor e empresário português Tito Couto, biógrafo da luso-brasileira Carmem Miranda (livro “Eu fiz tudo para você gostar de mim”, ainda não publicado no Brasil), contará com mais esse ingrediente e será uma boa mistura entre Elza Soares e Carmem Miranda, duas das maiores e mais importantes mulheres da música popular brasileira.

Carmen Miranda (1909-1955) foi uma cantora, atriz e dançarina luso-brasileira. Ficou conhecida como a Pequena Notável. Já Elza Soares nascida dia 23 de junho de 1937 foi criada numa favela carioca, filha de uma lavadeira, casou-se muito cedo e logo teve filhos. Em comum as duas divas, carregam o vanguardismo, o carisma e uma enorme legião de fãs mundo afora. Cada uma dentro do seu tempo, deixou e deixará um legado incomparável de vitalidade, força, empoderamento e ineditismo tanto na vida pessoal como na artística.

Os traços marcantes de ambas cantoras serão apresentados na conversa marcada entre Tito Couto e Zeca Camargo com mediação da curadora do Flipoços, Gisele Ferreira, nessa próxima quarta, dia 08 às 19h (BR) e 23h (Lisboa).

Sobre os convidados

Tito Couto é Jornalista. Trabalhou 10 anos no Jornal de Notícias tendo ainda passado pelo Público e pela agência noticiosa Press Association. É diretor da The Book Company onde produz dezenas de festivais literários e de ciência, em Portugal e no exterior. Publicou dois livros de não ficção “Algo estranho acontece”, sobre António Zambujo e Miguel Araújo, e uma biografia de Carmen Miranda para a colecção Grandes Vidas Portuguesas, da INCM, intitulada “Eu fiz tudo pra você gostar de mim”.

Já Zeca Camargo, é autor de mais de dez livros, iniciou sua carreira em 1987 como repórter da Folha de S. Paulo. No início da década de 1990, se tornou diretor de jornalismo e apresentador da MTV Brasil. Também esteve à frente do programa Fanzine, da TV Cultura, e foi editor da revista Capricho, da Editora Abril. Trabalhou no TV Globo por 24 anos.

O Flipoços completa 15 anos e tem como temática “Mulher e Literatura, da Poesia ao Poder”. Desde abril quando o evento foi adiado, a organização do Festival vem realizando de forma virtual lives com os convidados da programação 2020 além de outros grandes nomes que fazem parte da história dos 15 anos do Flipoços. Até o momento, nomes como o de Nélida Piñon, Monja Coen, Mary Del Priore, Ondjaki dentre outros, participaram do projeto e com uma importante audiência de telespectadores.

Agora, a curadoria se prepara para a terceira temporada que também contará com importantes convidados nacionais e internacionais que breve serão anunciados. As lives são transmitidas nos canais do Facebook e YouTube do Flipoços e retransmitidas nos canais dos parceiros LeV – Literatura em Viagem (Matosinhos, Portugal), The Book Company (Lisboa), PublishNews, Museu da Língua Portuguesa, Descubra Poços, Poços de Caldas Cultura e Arte, Secult. Mais informações nas redes sociais do Flipoços e no site www.flipocos.com

O Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – e a Feira do Livro estão com nova data de realização marcada para os dias 07 a 15 de novembro. O festival tem o orgulho de contar com o patrocínio máster do DME pela Lei de Incentivo a Cultura do Estado de Minas Gerais e Codemge, e patrocínio da Nutrire. Apoio Cultural das empresas: Kindle (Amazon) e TAG Experiências Literárias. Parceria Cultural do SESC MG e SENAC MG.

Transmissão via:

@flipocos (Facebook) e no Youtube /feira-flipocos

Retransmissão na página:

@culturadepocos

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social