LANÇADO OFICIALMENTE O “POÇOS + EMPREGOS” O MAIOR PROGRAMA DE EMPREGABILIDADE DO ESTADO

geral Publicado em 16 de Março de 2022 - by: prefeitura de Poços de Caldas

A solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Poços de Caldas

Foi lançado oficialmente na manhã desta quarta-feira (16), em solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, o projeto ‘Poços + Empregos’. A iniciativa da Prefeitura por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), juntamente com a secretaria de Promoção Social e demais parceiros, visa suprir a necessidade de capacitação de mão de obra no município, com objetivo a inclusão no mercado de trabalho.

Dentro do projeto são 4 eixos trabalhados:

Análise de Mercado e Capacitação;
Métodos de Promoção da Empregabilidade;
Inclusão do Mercado de Trabalho;
Congresso Desafios e Oportunidades.
O secretário responsável pela Sedet, Thiago Mariano comentou o trabalho amplo no setor, com enfoque principal no desenvolvimento. “Foram várias etapas neste momento difícil que tivemos que atravessar recentemente da Pandemia e agora precisamos cuidar de nosso capital humano. Existe de fato o desemprego, mas por outro lado, há a dificuldade de empresas em contratar colaboradores, pela falta da capacitação. Vamos suprir esse gargalo da cidade por meio do Poços + Empregos e com essa inovação que buscamos, este será sem dúvidas o maior programa de empregabilidade de toda Minas Gerais.”

A coordenadora de Fomento à Indústria e Comércio de Poços, Diva Funchal, que realizou a apresentação do projeto na solenidade , comentou a necessidade das ações, dada a alta dinâmica da área. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Temos oferta de vagas, mas grande dificuldade para retenção de funcionários capacitados. Hoje com a implantação de novas empresas na cidade, serão no mínimo 3 mil novas vagas de empregos diretos, por isso, o projeto busca suprir essa demanda do município.”

Com o projeto Poços + Empregos, serão abordadas ações específicas, com enfoque na inclusão de todos. Serão colocados em destaque dentro dessa inserção no mercado de trabalho, e nas oportunidades de capacitação, a Mulher, o Jovem, pessoas com mais de 50 anos, pessoas em situação de vulnerabilidade social e a Diversidade.

O secretário municipal de Governo, Celso Donato comemora a iniciativa. “É muito oportuno que façamos este lançamento aqui na Câmara, dada a grande parceria entre o poder executivo e legislativo, para que o projeto se torne realidade. O Poços + Empregos é inovador e vai abranger uma parcela da população, que hoje não está inserida ao mercado. Atualmente o mercado de trabalho vai muito além do que ter uma graduação, é necessário que exista essa preparação da mão de obra. A grande maioria das empresas que chegam a Poços, tem como principal preocupação a falta da mão de obra futura, então com essa visão poderemos continuar crescendo o desenvolvimento do município.”

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcelo Heitor que compôs a mesa de honra, também elogiou a iniciativa. “Parabenizo a ação da Prefeitura. O poder público tem um papel muito importante, já que atualmente uma das grandes demandas que temos acompanhado é justamente a necessidade da geração de empregos. Foi muito difícil para muitos empresários da cidade este momento de Pandemia, mas agora que todos têm gradativamente se recuperado, felizmente temos com o projeto o fomento na capacitação de pessoas e podemos ver na prática a recuperação dos setores.”

O prefeito Sérgio Azevedo, finalizou ressaltando a necessidade de ações na área. “A ação do Poços + Empregos, coloca o município em evidência nacional mais uma vez. Já somos atualmente uma das cidades que mais geram empregos do Brasil, mesmo em meio a crise e agora com as ações a serem desenvolvidas, vamos potencializar ainda mais. Precisamos preparar as pessoas na cidade, para que as empresas possam ter certeza de que aqui, os profissionais capacitados estarão preparados.”

Dentro do projeto, ações práticas específicas também serão realizadas, dentro do cronograma 2022. Após o lançamentos feito nesta quarta-feira (16), a próxima ação será no dia 1º , com a Festa do Trabalhador e enfoque na valorização dos profissionais; 04 de maio ocorre o lançamento oficial do Portal do Emprego e nos dias 25 e 26 de maio, será realizado o Congresso Desafios e Oportunidades.