SEDET participa em BH de evento para expansão de investimentos em ferrovias no estado

geral Publicado em 06 de Abril de 2022 - by: Prefeitura de Poços de Caldas

Na oportunidade houve avanço para inclusão de Poços no Programa Estadual de Ferrovias (PEF).

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), se fez presente nesta quarta-feira (06), representando a Prefeitura de Poços, em mais uma edição do #VemPraMinas. Promovido pelo Governo do Estado de Minas, por meio da Agência de Promoção de Investimentos do Estado (Invest Minas), a oportunidade visa debater a atração e expansão dos investimentos em Minas Gerais. Foram discutidas perspectivas e oportunidades para a indústria ferroviária em razão da implementação do novo Marco Legal Ferroviário.

Idealizado pela Invest Minas e pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o #VemPraMinas Ferrovias visa demonstrar a fornecedores da cadeia do setor, de dentro e de fora do Estado, as oportunidades de negócios que poderão ser geradas na área nos próximos anos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano, que participou no evento representando Poços de Caldas, conversou com o secretário de estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato e também com a superintendente de Transporte Ferroviário da Seinfra, Vânia Silveira de Pádua Cardoso e tratou principalmente, sobre a inclusão do Terminal Multimodal de Poços de Caldas no Programa Estadual de Ferrovias (PEF). “Poços não estava fazendo parte do PEF e foi uma ótima oportunidade para avançarmos na inclusão do município neste programa a nível estadual. A confiança cresce cada dia mais, de que o terminal se tornará realidade na cidade e será sem dúvidas, um grande indutor do desenvolvimento econômico e geração de renda à toda região.”
O coordenador de Fomento Agropecuário de Poços, Marcelo Munhoz também participou no evento e ressaltou a importância desse trabalho para o setor. “Um dos grandes beneficiados a partir do terminal, será justamente o agronegócio. O café do Sul de Minas principalmente, se deixar de ser transportado em caminhões para passas à ferrovias, terá inúmeros fatores positivos, desde a questão ambiental, até a celeridade de todo o processo e principalmente a economia gerada no transporte.

Thiago Mariano relembra ainda o andamento do processo para a instalação. “O que deixou todos muito otimistas é que a cidade já está bem adiantada e tem todas as condições necessárias para a instalação do terminal. Em breve teremos um estudo de viabilidade econômica do terminal de Poços, encomendado junto ao SEBRAE, e assim que tivermos o documento em mãos, iniciaremos a busca de parceiros para esse sonho se tornar realidade.”
A expectativa é que Minas Gerais atraia cerca de R$ 80 bilhões nos próximos anos, em investimentos destinados à criação e operação de malhas pelo regime de autorização, no âmbito do programa federal Pró Trilhos.