Você está em:

CARNÊS DO IPTU 2022 COMEÇAM A SER ENTREGUES E PAGAMENTOS JÁ PODEM SER REALIZADOS TAMBÉM ONLINE

Os carnês do IPTU 2022 (Imposto Predial e Territorial Urbano), já começaram a ser entregues aos contribuintes nesta semana em Poços de Caldas.

O pagamento poderá ser feito com desconto de 5% para pagamento total, à vista, em cota única, até a data do vencimento da primeira parcela. Também poderá ser pago em até 06 parcelas consecutivas, com iguais valores nas datas fixadas no edital. A cobrança e a arrecadação da Taxa de Coleta de Lixo serão efetuadas em conjunto com o IPTU, nos mesmos prazos estabelecidos.

Em 2022 foram implementadas pela secretaria municipal de Fazenda, novas formas de pagamento com objetivo em facilitar ainda mais o acesso à todos os contribuintes. Os carnês podem ser pagos, tanto em cota única quanto de forma parcelada, via PIX, fazendo a leitura do QR Code que já está inserido no documento. Além desta modalidade, o pagamento do imposto também poderá ser feito via cartão de débito em parcela única, ou de crédito podendo ser dividido em até 12x, com os encargos da própria operadora do cartão. Para esta modalidade de pagamento parcelado, basta o contribuinte acessar o site www.descomplica.pocosdecaldas.mg.gov.br, e na aba IPTU escolher a opção “Parcelar o IPTU com Cartão de Crédito”. O link redireciona diretamente o usuário, para a página da empresa cadastrada para a realização do pagamento via cartão, onde também estará informadas as taxas oferecidas na operação.

 

Também na área do IPTU, o contribuinte consegue acessar seu extrato, o espelho de cálculo, e até a 2ª via do documento pode ser emitida, se for necessário. Para essas operações é necessário fornecer nos campos da busca, o Código Reduzido ou Inscrição Cadastral, e o CPF do proprietário do imóvel.

Em 2022 o imposto terá apenas a atualização monetária, a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE), acumulado no período de novembro de 2020 a outubro de 2021, que registrou variação de 11,07%, na forma do art. 267 da Lei Complementar nº 91, de 23 de dezembro de 2007.

Conforme publicação no Diário Oficial do Município, as datas de pagamento da primeira parcela, de acordo com o número de inscrição de cada propriedade, ficaram para os dias: 8, 11, 12, 13 e 14 de julho de 2022.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social