turismo
Observatório do Turismo de Poços de Caldas

Sobre o Destino

...

A fundação e o desenvolvimento de Poços de Caldas estão relacionados à existência das suas águas raras e curativas, que atraiam pessoas em busca de tratamento para diversos problemas de saúde. No final da década 20, a cidade recebeu uma série de investimentos e passou a ser reconhecida como um dos principais destinos hidrominerais do país e da América Latina. Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Parque José Affonso Junqueira, composto pelos edifícios Thermas Antônio Carlos, Palace Casino e Palace Hotel, além dos jardins e praças, foram construídos a partir do modelo europeu de estâncias balneárias, com adoção de hábitos balizados pelas práticas termais do início do século XX, que aliava os banhos e a ingestão das águas medicinais ao repouso, clima, regime e exercícios. Este conjunto de atividades criou um ambiente harmonioso e propício ao descanso e à tranquilidade na estância, o que interferiu decisivamente na paisagem urbana e na identidade da cidade.

A Serra de São Domingos também configura-se como outro importante patrimônio natural do seu povo, muito utilizada para fins turísticos, contemplando diversos atrativos que aproveitam a flora, a fauna, o relevo, a hidrografia e a beleza cênica ao longo da sua extensão.

Pode-se dizer que o bem-estar é o segmento âncora do turismo local, no qual podemos destacar as águas sulfurosas, que são usufruídas nas Thermas Antônio Carlos e no Balneário Dr. Mário Mourão ou ainda em uma das diversas fontes hidrominerais do município. Este ambiente propício ao descanso e ao lazer é complementado por outros atrativos naturais como a Cascata das Antas, Cachoeira Véu das Noivas, Serra de São Domingos e Fonte dos Amores.

Poços também é muito expressiva nas suas manifestações artísticas e culturais e oferece atrações como os centros culturais, museus, edificações históricas, festas, manifestações folclóricas, música e dança. Além disso, parques e praças embelezam o cenário.

Com um rico e diversificado calendário de eventos, Poços de Caldas possui festividades que são por si só um atrativo, como o Natal de Poços de Caldas, Carnaval e o Festival de Inverno JulhoFest. Eventos como Música nas Montanhas são internacionalmente conhecido, tal qual os eventos esportivos, como a Volta ao Cristo, Meia Maratona das Águas entre outros. No total, são mais de 70 eventos anuais. No último Carnaval, recebemos aproximadamente 60 mil pessoas.

A cidade conta com boa infraestrutura receptiva. Possui atualmente 60 meios de hospedagem, com uma capacidade média de atender 9.400 pessoas. Além disso, vários restaurantes, churrascarias e pizzarias, que oferecem variados tipos de gastronomia. Com relação aos espaços para eventos, atualmente a cidade disponibiliza 34 salas e auditórios mais 2 Centros de Convenções em hotéis. Os espaços públicos contemplam Espaços Culturais instalados em belíssimos prédios tombados pelo patrimônio histórico.

Assim, Poços de Caldas é um destino acolhedor, dinâmico e múltiplo, que procura se reinventar a cada dia sem perder o charme de uma cidade do interior. Bem-estar, belezas naturais, arte e cultura, lazer, esportes radicais, gastronomia e muita hospitalidade, Poços tem sempre bons motivos para ser visitada e vivenciada.

Telefones
(35) 3697-2300 / 3697-2301
Endereço
Praça Paul Harris, s/n - Antiga Estação Ferroviária Centro, Poços de Caldas - MG, 37701-048
Funcionamento
08:00 ás 18:00h de seg. a sex.
Órgão Responsável
Secretaria Municipal de Turismo
Todos os direitos reservados - Sobre | Aspectos legais e responsabilidades | Glossário