A Instituição
O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas foi fundado em 1972 integrando os festejos do Centenário da cidade, pelos voluntários: D. Nini Mourão, Nilza Botelho Megale e Caio Augusto Faria Lobato.
Funcionou durante 24 anos no Country Club com a conscientização e necessidade de se preservar a história do povo poços-caldense e unir em um só lugar o turismo, a educação, o lazer e a cultura local. Durante esse período e até hoje tem recebido diversas doações que compõem seu acervo.
No final de 1996 o Museu foi transferido para o prédio da Villa Junqueira, patrimônio tombado, construído em 1898, totalmente restaurado, integrando o Projeto Centro Vivo.
A Instituição é mantida pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, sendo vinculada à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e conta desde 1997 com a colaboração e o apoio da Associação Amigos do Museu – AMIVI e a partir de 2002, do Conselho Curador do Museu.
Atualmente é coordenado pelo Arquiteto Haroldo Paes Gessoni.
O Prédio
Um dos edifícios mais antigos e bonitos de nossa cidade é sem dúvida a Villa Junqueira, que hoje abriga o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Ele acompanhou grande parte da história da estância e é um dos poucos prédios remanescentes da arquitetura do final do século XIX.
Foi construído para o Sr. Martinho Prado Junior e recebeu o nome de Vila Albertina, em homenagem à esposa do fazendeiro paulista.
Esta mansão foi adquirida no início do século XX pelo Coronel Agostinho José da Costa Junqueira que ali se estabeleceu com sua família quando o edifício foi denominado “Villa Junqueira”.
Após o falecimento do Coronel Agostinho em 1926 e de sua esposa dona Isaura em 1929, a casa foi alugada. Funcionou no começo dos anos 30 como Hospital Olegário Maciel, logo a seguir, teve a função de hospedaria, com o nome de Hotel da Empresa. Foi vendida na década de 40, com todo o terreno, para a Companhia “Hotéis de Poços de Caldas”. Com a construção do Cassino da Urca (ao lado), o casarão passou a servir de depósito e escritório da Companhia.
Durante a gestão do prefeito Dr. David Benedicto Ottoni, todo o conjunto foi comprado pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, que em 1962 cedeu o histórico edifício para a instalação do Ginásio Virginia da Gama Salgado, pertencente à Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, que ali funcionou durante três anos. A partir de 1965, foi transformado em Ginásio Estadual, por onde passaram várias gerações de alunos até 1995, quando o Colégio foi transferido para outro local, iniciando-se as obras de restauração do edifício tombado pelo CONDEPHACT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas em 1985.
Incorporado ao Projeto “Centro Vivo” para abrigar o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, o casarão da Villa Junqueira, reinaugurado em dezembro de 1996, foi revitalizado no final de 2008, sendo reaberto em 1º de março de 2009 a todos aqueles que desejam pesquisar acontecimentos históricos, políticos e sociais do município.
Alguns dos Eventos Realizados no Museu:
Festival Música nas Montanhas:
2ª Semana de Museus – Comemoração do Centenário da Festa de São Benedito – 2003
9ª Semana de Museus – Palestra com Arthur Omar
11ª Semana de Museus – Mostra Fotográfica de Jesuane Salvador “Valei-me São Benedito”