Você está em:

Idealizada por Emma Navarra, a antiga Casa do Caboclo foi inaugurada em 20 de janeiro de 1973, data do aniversário da instalação da Comarca de Poços de Caldas. Era uma casa simples, barreada, feita de “pau a pique”, à moda do interior mineiro. Ali foram reunidos objetos caseiros usados por nossos antepassados e que, devido ao progresso industrial, encontram-se em completo esquecimento.

Arrumada de acordo com o gosto de nosso caboclo, ela procurava recordar as coisas usadas em sua vida diária e mostrar o valor de suas crenças e diversões.

Com a transferência do Museu para o prédio da Villa Junqueira em 1996, o acervo da Casa do Caboclo permaneceu armazenado na reserva técnica, tendo sido exibido em algumas exposições como na Semana do Folclore. Após a demolição da tradicional Casa do Caboclo do Country Club, no ano de 2000, a diretoria pensou em organizar uma sala especial para recordar aquele ponto turístico que tanto atraía os visitantes, o que foi feito no ano de 2003.

As novas instalações para o acervo da antiga Casa do Caboclo foram inauguradas oficialmente no dia 14 de dezembro de 2003, com a exposição permanente “Mostra da Cultura Mineira”.

O novo espaço abriga objetos, instrumentos musicais folclóricos, alguns móveis e santos da devoção do caboclo mineiro, além de objetos de imediata necessidade para a dona de casa da roça e está aberto para que os visitantes possam apreciar a sabedoria simples e o modo de vida do nosso povo interiorano, valorizando as tradições centenárias da população de Minas Gerais.

Texto: Nilza Botelho Megale, escritora, museóloga e fundadora do Museu.

 

 

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social