Você está em:

A história geo-mineralógica de Poços de Caldas teve o seu início há cerca de 180 milhões de anos, época em que uma volumosa massa intrusiva de rochas alcalinas, rompendo a crosta então existente, emergiu das profundezas da terra, elevando-se, numa área de mais de 800 quilômetros quadrados, a uma altura de tal modo significativa que ainda hoje se mantém mais de 500 metros acima da altitude média da região circundante. Após essa intrusão, numerosas manifestações vulcânicas, tiveram lugar, em intervalos de tempo medidos em milhões de anos, ao mesmo tempo em que intensas ações hidrotermais se processavam através de quase toda a massa de rochas intrusivas, formando as numerosas e ricas jazidas minerais existentes no Planalto de Poços de Caldas. As últimas manifestações desses fenômenos de hidrotermalismo se apresentam, ainda hoje, nas surgências de águas sulfurosas quentes. Foram essas fontes que deram origem à fundação de Poços de Caldas. (Fonte: Resk Frayha).

Durante anos de trabalho o Engenheiro de Minas Resk Frayha classificou e catalogou significativas amostras de rochas, minérios e minerais representativos da geo-morfologia do Planalto de Poços de Caldas. São 136 amostras que compõe a Coleção Resk Frayha, expostas em uma sala especial no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

          Resk Frayha, era filho de Mansur Frayha e Maria Frayha, nasceu em Poços de Caldas, em 6 de junho de 1915, estudou na Escola de Minas, em Ouro Preto (MG). Trabalhou no DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral no Rio de Janeiro. Em 1945 foi nomeado Prefeito de Poços de Caldas. Faleceu em 24/04/2008.

Informações: Museu Histórico e Geográfico

Foto nº 1: Sala Resk Frayha

Foto nº 2: Universitários em visita à sala da Coleção de Rochas, Minérios e Minerais do Planalto de Poços de Caldas.

Foto nº 3: Engº. Resk Frayha explicando as curiosidades do Planalto para os alunos.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social