Aberta licitação para sinalização turística em Poços

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Projetos e Obras Públicas, abriu licitação para a execução de serviços de fornecimento e implantação de placas de sinalização turística em Poços de Caldas. Os envelopes serão abertos no dia 14 de maio, conforme edital disponível na Secretaria.
O Projeto de Sinalização Turística começou a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo em 2010 e foi atualizado após a aprovação do Ministério do Turismo, a partir de recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Odair Cunha, no valor de R$ 500 mil e diversas reuniões do prefeito Eloíso Lourenço em Brasília.
O estudo minucioso, coordenado pelas turismólogas da Secretaria Municipal de Turismo, Carolina Caponi e Gabriela Martins, prevê a implantação de oito roteiros que buscam requalificar a oferta turística do Município, padronizar o sistema de orientação com a definição de normas e critérios para a compreensão das informações de maneira seqüencial.
A metodologia utilizada é a do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, elaborado em conjunto pelo Ministério do Turismo, DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O projeto contempla o acesso ao motorista e ao pedestre de acordo com a motivação: histórica, cultural, de lazer, religioso, entre outros.
O Caminho Ares, Águas e Lugares, por exemplo, contempla locais como o Parque José Affonso Junqueira, o Monumento Minas ao Brasil, a Praça Pedro Sanches e a antiga Estação Ferroviária Mogyana (Fepasa).
O Caminho Águas Santas faz um roteiro por fontes e fontanários e o Caminho Crenças e Arte contempla igrejas e outras referências religiosas da formação da cidade. Da mesma forma o Caminho Montanha, Natureza e Cenários convida ao trajeto das trilhas, Fonte dos Amores, Cristo Redentor e Rampa de Voo Livre.
O Projeto vem ao encontro de uma demanda da população e dos turistas. “Estamos avançando nesta importante comunicação turística que é deficitária e que após a implantação do Projeto irá valorizar muito nossa história, pontos turísticos e a cidade diante de um melhor atendimento no setor”, disse o Secretário Municipal de Turismo, Rômulo Vilela.