Acidentes com vítimas na João Pinheiro têm redução de 55%

radar 03

João Pinheiro tem sistema de fiscalização eletrônica

Os acidentes com vítimas no corredor de trânsito da avenida João Pinheiro tiveram redução de 55%, de janeiro a julho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2014. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (21), pela Secretaria Municipal de Defesa Social, juntamente com as informações gerais sobre o número de ocorrências e de fiscalização de trânsito.
“Há uma continuidade nas reduções de acidentes de trânsito verificadas, posto que, até junho, a redução era de 45,16% e avançou para 55% com a inclusão do mês de julho na análise”, observa o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima. Cabe ressaltar que o corredor de trânsito João Pinheiro/Mansur Frayha conta com sistema de fiscalização eletrônica.
Em todo o município, durante os sete primeiros meses do ano, o número de acidentes de trânsito caiu 10,3%, sendo 28,9% de redução nas ocorrências com vítima. “Os dados mostram que Poços de Caldas está no caminho da redução de acidentes de trânsito, com destaque para os acidentes com vítimas, cuja redução é da ordem de 28,9%. Esse fato é extremamente positivo, já que a maior redução diz respeito aos acidentes mais graves, em direção oposta a muitos municípios brasileiros que têm tido dificuldades nesse resultado”, avalia Lima.
Ele destaca que o corredor João Pinheiro/Mansur Frahya teve queda acima da expectativa inicial, que era de 20%, e continua reduzindo sua incidência de acidentes. “A participação dessa via no montante dos acidentes, que já chegou a 10,6%, atualmente é de 6,9%, numa clara demonstração de efetividade das ações realizadas”, informa o secretário.
Fiscalização
No mês de julho, foram registradas 2.411 infrações de trânsito, somando-se as registradas pelo sistema de fiscalização eletrônica e por agentes (1.865 pelos radares e 546 por agentes). O processo de fiscalização eletrônica foi responsável por 77,3% do total de autuações. A infração por excesso de velocidade responde por 39,95%. Já o avanço de sinal e a parada sobre a faixa equivalem a 37,41% das 2.411 infrações autuadas.
Quanto às 546 autuações registradas pela Guarda Municipal, houve a manutenção das mais frequentes, sendo as principais dirigir utilizando telefone celular, estacionar em fila dupla, estacionar sobre calçada e estacionar no ponto de embarque e desembarque de coletivo.
Educação para o trânsito
Dentro do programa “Trânsito Seguro – Poços de Caldas cuidando de você”, no mês de julho tiveram início as atividades do corpo de Agentes de Trânsito, com integração interna e educação para o trânsito e capacitação que envolveu os temas mobilidade urbana, Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, sistema viário, conceitos de engenharia de tráfego, relações humanas, política nacional de trânsito, operações e abordagens, transportes, primeiro socorros e outros.
Na atividade de rua, os agentes desenvolveram a campanha de autuação moral, com a aplicação de 2.740 autuações e distribuição de mais de 8.300 panfletos de orientação, atingindo aproximadamente 10.000 pessoas. Além disso, foi realizado um concurso nas redes de ensino estadual e municipal para eleição do mascote do programa, com a participação de 3.000 alunos.