Administração destaca Operação Presença da Polícia Militar

Secretário ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os órgãos de Segurança Pública

A administração municipal avalia como extremamente positiva a iniciativa da 18ª Região da Polícia Militar, com sede em Poços de Caldas, e do 29º Batalhão de Polícia Militar, de disponibilizar policiais do serviço administrativo para o policiamento ostensivo nas ruas do município.
A iniciativa, chamada de Operação Presença, está sendo realizada na cidade desde o dia 5 de agosto e tem como finalidade intensificar o policiamento ostensivo em toda a área central da cidade e bairros adjacentes, propiciando maior segurança e tranquilidade para a população em geral, comerciantes e turistas.
O secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, que é coronel reformado da PM, afirmou que o processo não é tão simples como parece, pois uma série de outras atividades está sendo acumulada nos diversos setores administrativos e, por isso, merece receber um retorno positivo, tanto da população, como dos poderes constituídos, principalmente neste momento em que há um clamor crescente na questão da segurança pública.
“Precisamos parabenizar e reconhecer a iniciativa da Polícia Militar, que responde com eficiência e rapidez à demanda por segurança no município, priorizando o policiamento e colocando os policiais na rua, aumentado, desta forma, a sensação de segurança da população”, ressaltou Lima.
Na mesma linha, o secretário de Governo, Fernando Posso, enfatizou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelas forças policiais no município e pontuou que a política da administração municipal está alicerçada no empenho de todos os agentes públicos em prol do bem comunitário.
A Operação Presença tem caráter preventivo e consiste no empenho de aproximadamente 60 militares do setor administrativo que, durante 2 horas por dia, realizam policiamento de forma individualizada nos cruzamentos, quarteirões e praças. A operação ocorre em horários alternados e é desencadeada no mínimo três vezes por semana, sendo limitada pela necessidade de manutenção das atividades administrativas e de apoio.
Ação conjunta
O coronel Luis Carlos Lima, que está à frente da Secretaria Municipal de Defesa Social desde o dia 15 de julho, destacou, já na solenidade de posse, que o município vai trabalhar de forma conjunta com as Polícias Militar e Civil, bem como com todos os órgãos ligados à Segurança Pública. Ele ressaltou, ainda, a pronta atuação da Polícia Civil no restabelecimento do convênio de trânsito com o Estado, mediante intervenção direta do Delegado Regional de Segurança Pública na questão.
Recentemente, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço lançou um conjunto de medidas na área de segurança pública, entre as quais estão a celebração de convênio com a Polícia Civil, solicitação ao governador de melhores condições de trabalho aos policiais e melhorias na iluminação pública. Na mesma área, foi instituído, neste ano, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal.