Alunos do PMJ têm aula de natação

Alunos do PMJ São José frequentam o Country Club às terças-feiras

Uma das novidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ) para este ano é a extensão das aulas de natação para os alunos do bairro São José. As aulas são realizadas nas piscinas do Country Club, às terças, a partir das 13h. Às  sextas, a partir das 7:30, é a vez das  crianças e jovens  do Maria Imaculada. As aulas acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.
Os professores de Educação Física William Passoni e Carlos Renato Schramm são os responsáveis pelas aulas. Participam meninos e meninas com idades entre 8 e 15 anos. São 38 crianças do São José e 27 do Maria Imaculada.
Na tarde da última terça, 16, os alunos aproveitaram o raro momento de sol e praticaram os ensinamentos passados pelos professores.  “Dividimos os  alunos em duas turmas, os que já sabem um pouco e os que são iniciantes. Primeiro fizemos uma adaptação às piscinas, no começo do ano, já que muitos nunca haviam nadado numa piscina com as dimensões do Country”, disse William Passoni.
É o caso da aluna Stephanie Milena B. Almeida, de 14 anos, moradora do bairro São José. Apesar de frequentar o PMJ  há oito anos, nunca havia praticado natação.  Stephanie foi destacada pelos professores como um talento promissor no esporte. “Ela tem uma impulsão muito boa e pode se destacar no atletismo. Vamos trabalhar para isso”, destaca Carlos Renato.
Além de descobrir novos talentos, o PMJ incentiva  a socialização da criança e sua inclusão na sociedade, trabalhando os potenciais e indicando caminhos para o pleno exercício da cidadania.
A prática do esporte também é indicador de saúde e os meninos passaram por um verdadeiro check up antes de iniciar as aulas. Em parceria com o PSF do bairro, foram realizados exames laboratoriais e até eletrocardiograma para garantir a prática segura da natação.
A partir deste modelo já implantado, a proposta é adequar horários, pessoal e transporte para que as demais unidades sejam contempladas e passem a desfrutar de mais esta atividade esportiva . “A natação é  importante para o desenvolvimento motor dos jovens atendidos, bem como para o combate à vida sedentária. Paralelamente a isso, estamos promovendo a  apropriação de um espaço público por uma população que não tinha acesso ao local até o momento”, conclui o coordenador do PMJ, Tiago Mafra.