Você está em:

Artesãos de Poços participam de oficina promovida pelo Sebrae

Mais de 80 artesãos dos diversos núcleos produtivos de Poços de Caldas participaram, Na Urca, da primeira oficina promovida pelo Sebrae-MG

Mais de 80 artesãos dos diversos núcleos produtivos de Poços de Caldas participaram, Na Urca, da primeira oficina promovida pelo Sebrae-MG

 
Mais de 80 artesãos dos diversos núcleos produtivos de Poços de Caldas participaram na manhã desta segunda-feira (9), no Salão Bruno Felisberti na Urca, de uma oficina promovida pelo Sebrae-MG. O encontro ocorreu após levantamento realizado por consultores do órgão no final de semana em feiras de artesanato, também com artesãos que atuam individualmente, em cooperativas e em grupos na zona rural.
Na oficina, que durou até o meio-dia, os artesãos avaliaram a situação do setor no município, apontando virtudes e problemas na confecção, exposição e comercialização dos produtos. Consultores do Sebrae organizaram as discussões e anotaram as ideias propostas pelo grupo. A coordenação do encontro foi do analista técnico do órgão, Ivan Figueiredo, que estava acompanhado da consultora em Design, Andréia Costa, e de Milton Almeida, especialista em Gestão.
Os artesãos presentes à oficina se mostraram dispostos a mudar as características das feiras e para isso sugeriram trocar experiências com artistas de outras localidades, também realizar feiras fora da cidade e até mesmo exportar os produtos.
O grupo, no entanto, reconheceu que ainda é baixa a produção artesanal local e que é preciso melhorar o produto. Alguns artesãos se queixaram, também, da dificuldade em conseguir matéria-prima e de colocar preço no produto. A falta de união entre eles não passou despercebida, como também foi citada a falta de diálogo com os guias turísticos e a comercialização de produtos industrializados nas feiras.
Desse encontro serão definidas novas ações para dar continuidade ao trabalho de consultoria do Sebrae, que deve ser realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, órgão responsável pela regulamentação do trabalho dos artesãos no município. Entre as propostas está a realização de um curso com 224 horas/aula, composto de quatro módulos distintos: Comportamental – “Desenvolvendo as pessoas e o grupo”; Design – “Um novo olhar”; Design – “Nossa Identidade”; e Gestão: “Administrando o negócio artesanal”.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social