Artistas recebem diploma de participação na Mostra Brasileira no Louvre

Prefeito entregou diplomas aos participantes

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço entregou, na tarde da última quarta-feira (22), na Galeria de Artes do Espaço Cultural da Urca, diplomas de participação aos artistas de Poços de Caldas que integraram a II Mostra Brasileira no Louvre, realizada de 7 a 9 de junho.
A exposição é uma realização da Academia Nacional dos Artistas Plásticos (ANAP) e foi instalada na Salle Le Nôtre, destinada a exposições temporárias. O mais famoso museu do mundo recebeu 81 obras de artistas brasileiros, sendo 19 de Poços de Caldas, em parceria com a Prefeitura, que proporcionou a inscrição das telas.
A Academia Nacional dos Artistas Plásticos é uma instituição cultural que tem por objetivo promover, valorizar e fortalecer a arte acadêmica nas áreas de pintura, desenho e escultura, por meio de concursos, premiações e exposições no Brasil e no exterior. “Se não fosse o apoio da Prefeitura, que tem dado esta grande força, seria impossível para os artistas daqui participarem de eventos internacionais. Expor no Museu do Louvre é o sonho de muitas artistas”, destacou o presidente da instituição, Edilson Barbosa, residente em Poços de Caldas.
Já o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço aproveitou para ressaltar a diversidade e a riqueza artística do município. “A inspiração cultural da nossa cidade é fantástica e o número de artistas é impressionante. São muitos talentos, nas mais diversas áreas. Esta efervescência cultural nos faz uma cidade completamente diferente”, avaliou. Ele também afirmou que o grande diploma dos artistas é a participação, em si, da mostra no Louvre, um dos mais importantes pólos culturais no mundo.
O diretor do Departamento de Cultura, João Alexandre Moura, também participou da solenidade de entrega dos certificados. “Gostaria de parabenizar os artistas pela difusão da arte local em grandes centros culturais, levando o nome de Poços de Caldas. Esperamos que, para o próximo ano, o impacto do município seja ainda maior, para divulgar a cidade não só pela cultura, como também pelo aspecto turístico”, enfatizou.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço recebeu o título de membro de honra da Academia Nacional dos Artistas Plásticos e uma comenda, em reconhecimento ao incentivo às artes no município.

Eloísio também recebeu o título de membro de Honra da Anap