Associação Cafés Vulcânicos tem projeto aprovado pela Embrapa

Estudo historico e geográfico sobre o café produzido no planalto será desenvolvido com verba da Embrapa

A Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Poços de Caldas – Cafés Vulcânicos,  criada em 2012, teve seu projeto de Indicação Geográfica – IG, aprovado pela Embrapa-Café, o que representa uma grande conquista para a cafeicultura da região, já que a partir da correta identificação da origem do produto, espera-se a valorização e reconhecimento no mercado nacional e internacional.
Os trabalhos para se obter o selo de IG  junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – Inpi, tiveram início em 2012.  Para essa certificação, um projeto foi enviado à Embrapa, que aprovou e enviou recursos  para o levantamento das características dos cafés vulcânicos. Após todo este levantamento histórico-geográfico, o estudo será enviado ao Inpi para apreciação. Com o selo, os produtores da região esperam diferenciar o café produzido em solos vulcânicos e assim valorizar o produto no mercado.
“No início de 2012, elaboramos um projeto em busca de recursos para realizar os estudos necessários para a obtenção do selo de Indicação Geográfica. Para isso, é necessário um  levantamento histórico da região, levantamento geográfico delimitando a região vulcânica e também um levantamento da qualidade dos cafés que a região produz. Tudo isso envolve muitos estudos, que serão desenvolvidos a partir de agora com a aprovação desse projeto”, explicou Leandro Carlos Paiva, professor do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Machado. Os estudos devem ser concluídos em dois anos.
Para atingir esse objetivo, a Cafés Vulcânicos vem trabalhando com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Machado e da Emater-MG escritório de Poços de Caldas e busca mobilizar os produtores da região.
“É preciso encontrar formas de valorizar os cafés de nossa região que são de qualidade, mas não recebem o destaque merecido, devido à falta de divulgação. Temos um tesouro na mão e não estávamos explorando de forma organizada. O objetivo da Cafés Vulcânicos é unir forças entre produtores, exportadores e toda a região para valorizar esse produto que é o alicerce da economia de diversos municípios” ,destaca Marco Lobo Sanches, Presidente da Associação.
Sete municípios compõem a região vulcânica dentro da associação: Andradas, Botelhos, Cabo Verde, Caconde, Divinolândia, Campestre e Poços de Caldas.
A Cafés Vulcânicos vem recebendo o apoio da Prefeitura através da SMDET que auxilia e incentiva o associativismo e a busca pela valorização da cafeicultura no municipio. “Embora a associação Cafés Vulcânicos tenha um caráter regional, ela está sediada no município e leva o nome de Poços de Caldas. Acreditamos que esse trabalho trará desenvolvimento não só para a cadeia produtiva do café, mas também benefícios para outros setores”, salienta Ulisses Ferreira de Oliveira, coordenador de Fomento Agropecuário da Sedet
O que é o IG
O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how ou savoir-faire). O Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI é a instituição que concede o registro e emite o certificado.
Hoje, em todo o pais, existem 23 IGs registrados, na regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.