Audiência pública na praça aproxima população das ações de governo

audiencia publica 02

A Prefeitura de Poços de Caldas realizou, das 10h às 18h da última sexta-feira, na praça Pedro Sanches, a audiência pública “Responsabilidade e Transparência” para prestação de contas das ações do Poder Executivo. Pela primeira vez, o evento foi realizado em praça pública, com o intuito de facilitar o acesso da população às contas públicas e ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço declarou aberta a audiência, que teve início às 10h. Ele ressaltou a importância fundamental da realização do evento em praça pública, no sentido de dar maior transparência às ações de governo. “Esta é a nossa maneira popular de trabalhar. Com a realização da audiência, demonstramos o desejo real de dar transparência ao trabalho que vem sendo desenvolvido. Nos colocamos à disposição da população para prestar esclarecimentos, fornecer informações e ouvir as demandas. Queremos sair do gabinete e conversar ainda mais com o povo”, destacou.

No período da manhã, aconteceu a audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA), presidida pelo secretário de Fazenda, Nestor Carlos Seabra Moura, no auditório montado em frente ao Monumento Minas ao Brasil. A audiência é uma obrigação legal que deve ser realizada 15 dias antes do envio da Lei Orçamentária do exercício seguinte à Câmara.

O secretário de Fazenda apresentou os números da evolução do orçamento anual municipal que, em 2012, representava recursos da ordem de R$ 428,6 milhões e, em 2014, chega à casa dos R$ 595,6 milhões. A apresentação também demonstrou as principais fontes de receita do município e a destinação dos recursos por secretaria. O secretário também falou da dívida de curto prazo (restos a pagar) do município e do índice de liquidez.

À tarde, foi realizada a audiência de prestação de contas, com a apresentação da Secretaria Municipal de Fazenda, seguida pelo pronunciamento do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, que fez um balanço das realizações da administração 2013-2016 até o momento. “A audiência teve por objetivo dar maior transparência às ações de governo, dentro da nossa proposta de governar com a efetiva participação popular. Por isso, implantamos esse modelo de audiência pública, realizada na praça”, destacou Eloísio. “Apesar das dificuldades financeiras, os resultados são bastante positivos em todas as áreas”, completou.

Durante todo o dia, a população pode conhecer de perto as ações de cada secretaria. Todas estavam representadas nos 11 estandes montados na praça Pedro Sanches. Os servidores prestaram orientações, esclarecimentos e responderam aos questionamentos dos munícipes. Além disso, houve espaço para críticas, reclamações e sugestões.

Estudantes
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço recebeu, durante a audiência realizada na praça Pedro Sanches, alunos de diversos anos da Escola Estadual David Campista, Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza e Escola Municipal Wilson Hedy Molinari. Após explanação do prefeito, foi aberto ao público jovem espaço para perguntas e sugestões a respeito dos serviços prestados pela Prefeitura. Eloísio respondeu a vários questionamentos e convidou a todos para visitar os estandes das secretarias.

Segundo o prefeito, ter os jovens envolvidos nesse momento é o grande diferencial. “A participação política do jovem é fundamental para a evolução da política pública”, afirmou.