Audiência pública na praça Pedro Sanches vai até as 18h

audiencia praca 032

A Prefeitura de Poços de Caldas realiza, durante toda essa sexta-feira, na praça Pedro Sanches, a audiência pública “Responsabilidade e Transparência” para prestação de contas das ações do Poder Executivo. Pela primeira vez, o evento é realizado em praça pública, com o intuito de facilitar o acesso da população às contas públicas e ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço declarou aberta a audiência, que teve início às 10h. Ele ressaltou a importância fundamental da realização do evento em praça pública, no sentido de dar maior transparência às ações de governo. “Esta é a nossa maneira popular de trabalhar. Com a realização da audiência, demonstramos o desejo real de dar transparência ao trabalho que vem sendo desenvolvido. Nos colocamos à disposição da população para prestar esclarecimentos, fornecer informações e ouvir as demandas. Queremos sair do gabinete e conversar com o povo”, destacou.

No período da manhã, aconteceu a audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA), presidida pelo secretário de Fazenda, Nestor Carlos Seabra Moura, no auditório montado em frente ao Monumento Minas ao Brasil. A audiência é uma obrigação legal que deve ser realizada 15 dias antes do envio da Lei Orçamentária do exercício seguinte à Câmara.

O secretário de Fazenda apresentou os números da evolução do orçamento anual municipal que, em 2012, representava recursos da ordem de R$ 428,6 milhões e, em 2014, chega à casa dos R$ 595,6 milhões. A apresentação também demonstrou as principais fontes de receita do município e a destinação dos recursos por secretaria. O secretário também falou da dívida de curto prazo (restos a pagar) do município e do índice de liquidez. Os dados estão à disposição da população no estande da Secretaria Municipal de Fazenda até as 18h dessa sexta-feira.

Já às 16h, acontece a audiência de prestação de contas, com a apresentação da Secretaria Municipal de Fazenda, seguida pelo pronunciamento do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, que fará um balanço das realizações da administração 2013-2016 até o momento. “A audiência tem por objetivo dar maior transparência às ações de governo, dentro da nossa proposta de governar com a efetiva participação popular. Por isso, implantamos esse modelo de audiência pública, realizada na praça. Nossa expectativa é que a população em geral e as associações representativas dos vários segmentos da comunidade participem da audiência, que acontece em horário estendido, das 10h até as 18h”, destaca Eloísio.

Durante todo o dia haverá exposição dos trabalhos desenvolvidos nas secretarias municipais, em 11 estandes. As equipes de cada secretaria estarão preparadas para atender o público, prestar orientações e responder aos questionamentos dos munícipes. Além disso, haverá espaço para críticas, reclamações e sugestões.